terça-feira, 30 de agosto de 2011

Páginas legais

Na edição desta segunda-feira de A Tribuna, mais precisamente na editoria local, foram publicadas 3 páginas que me agradaram bastante, por motivos diferentes.

Vamos a elas.

A primeira é a página sobre os Arquivos secretos da ditadura. O que eu gostei nela?
Em um primeiro momento, tive a vontade de usar um background ou uma borda escura que nos remetesse à época da ditadura.
Mas consegui me conter e diagramar a página de forma limpa, clara, sem o uso de fundos.
Acho que a página ficou simples. Mas também ficou elegante, ficou harmônica.
O detalhe da fonte do título fez uma certa diferença e deu o tom de especial à página.



A segunda fala sobre a primavera, que está chegando.
Novamente, quis fazer algo leve, mas que ficasse bonito.
Então, ao invés de colocar títulos dentro de fotos, optei por uma imagem simples no canto da página. Os textos, sem títulos. Somente com palavras que resumem os temas.
Uma página que ficou leve, bem leve, como eu pretendia. (Ainda que tivesse muito texto).



E a terceira publica uma reportagem sobre os negócios de famílias. Ou seja. Comércios que passam de geração para geração. Começou com o avô, passou para o pai e hoje está com neto.
A ideia também foi fazer algo elegante. Novamente, tinha muito texto, ainda que o editor tenha cortado algumas linhas.
Nesta página, o detalhe fica para as capitulares nos textos das famílias e o fundo de papel envelhecido (que na minha opinião deveria ter ficado mais claro, mais fraco) que deram o tom do layout.




Aqui cabe uma observação. Quando se vê a edição em páginas separadas, não se percebe muita algumas coisas. Por exemplo. Essas páginas que citei, duas foram diagramadas 3 dias antes de serem publicadas. Outra, duas semanas antes.
O diagramador procura fazer a página mais bonita possível. Mas ele nunca sabe se a página vai ser publicada nessa edição ou será adiada para outro dia.
Então, a editora-executiva Arminda Augusto me alertou para algo que eu havia percebido ao folhear as páginas do jornal pela internet: o excesso de páginas especiais.
Em uma única editoria, 3 (sendo uma dupla) tiveram um tratamento especial, diferenciado. Com certeza, como ela mesmo disse, ficou 'over' de mais. Mas, como eu disse, a gente diagrama a página no adiantamento e não sabe exatamente quando vai ser publicada.
Fica o alerta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário