quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Finalizando o 11 de setembro

Muitos foram os posts publicados nesse blog sobre os 10 anos do 11 de setembro nas semanas que se passaram.
Este, certamente, será o último.

Quando pensei em fazer o caderno que seria publicado em A Tribuna, logo imaginei algo bem visual, com uma vinheta diferenciada, infográficos, linha do tempo contado o que mudou nesses 10 anos em vários aspectos: esportes, economia, cinema, música, política.

A primeira ideia foi criar uma vinheta cabeçalho diferenciada, fugindo um pouco da tradicional do jornal. Fiz alguns modelinhos, usando a uma silhueta da cidade de Nova Iorque com as torres gêmeas.







Mas abortei essa ideia quando vi que a Folha de S. Paulo havia usado uma vinheta parecida. Então, para não dizerem que copiei o jornal da Capital, preferi usar a nossa própria vinheta. Assim, evitamos até fazer algo parecido com o que outro jornal poderia fazer.

As páginas teriam textos curtos, informações rápidas, tipo tópicos, com bastante foto, para atrair a atenção do leitor. Como no exemplo abaixo:



Então, quando vi que os textos não seriam curtos, tentei adaptar o material já existente para um layout menos tradicional, fugindo das páginas do dia a dia.



No final, acabamos ficando com o layout do padrão de cadernos do jornal, que é mais simples, mas ao mesmo tempo é bastante elegante, usando mais espaços em branco, não ficando nada muito pesadão.

Cheguei a brincar também e criei um infográfico...



...mas ele ficaria fora do contexto, pois a ideia do caderno não foi a de relembrar aquele inesquecível e fatídico dia, mas sim, mostrar o que mudou no mundo após os ataques do 11 de setembro.

Como disse no post em que publiquei as páginas do caderno, não era o que eu havia pensado inicialmente, mas ficou muito bonito, elegante e corretíssimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário