quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Livro perdido de José Saramago



Foi lançado na última segunda-feira o livro perdido de José Saramago. Claraboia, editado em português pela editora Caminho, foi escrito nos anos 50, quando o autor tinha 30 anos e decidiu entregar o manuscrito a uma editora, que não se interessou em publicar a obra, ficando com o original. Passados 40 anos, a mesma editora encontrou os originais que estavam perdidos, informando Saramago de seu interesse em publicá-los.

No entanto, ele rejeitou a oferta alegando que muito tempo havia passado, e deixou a decisão de editar a obra a seus herdeiros.

A capa do livro é bem simples, o que me chamou a atenção, em dias de avançados recursos tecnológicos e abuso das facilidades proporcionadas pelos softwares.

Não consegui, ainda, descobrir quem é o autor da capa. Mas ficou um trabalho bem interessante. Simples, mas direto e elegante.

Para quem gosta de Saramago e se interessou pelo livro, uma breve sinopse, nas palavras do próprio autor, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura.

"Claraboia é a história de um prédio com seis inquilinos sucessivamente envolvidos num enredo. Acho que o livro não está mal construído. Enfim, é um livro também ingénuo, mas que, tanto quanto me recordo, tem coisas que já têm que ver com o meu modo de ser".
José Saramago

Nenhum comentário:

Postar um comentário