domingo, 31 de maio de 2015

Página Miró

Quando tomei conhecimento do tema da semana da página Próxima Parada, de A Tribuna, logo imaginei que daria para criar um layout bem gráfico. O assunto: a exposição do artista plástico espanhol Joan Miró em São Paulo, a maior, já realizada no Brasil, com mais de 100 obras do artista. Os textos, de Eduardo Cavalcanti e Nathália de Alcântara.
E a ideia foi tentar criar uma página como se tivesse sido feita por Miró. Ou seja. Dentro das minhas limitações artísticas, tentar reproduzir o traço, as cores, as formas utilizadas pelo artista em suas obras.
Para isso, o primeiro passo foi pegar  a assinatura dele para incorporá-la ao título.



Em seguida, me lembrei de um de seus quadros e usei-o como fundo para a página toda.




Depois, separei o texto principal e a retranca (sobre o Gràcia Bar) em blocos como se tivessem sido riscados pelas mãos do artista. No fundo dos quadros apliquei as cores vermelha (para o texto principal) e amarela (para a retranca), bastante presentes em suas telas. E pelo restante da página fui aplicando detalhes que nos remetem aos quadros de Miró, como riscos e formas.



No último momento, resolvi substituir o fundo vermelho pelo branco, para que não houvesse risco da leitura ser prejudicada pela tinta no papel jornal.


E para finalizar, apliquei as fotos do artista, das obras e do bar, para compor o layout.

Gostei muito do resultado. Consegui criar o layout que eu havia imaginado no início do processo. E como estímulo e motivo de satisfação, duas observações de colegas da Redação: uma, de que a página ficaria legal emoldurada, como um dos quadros de Miró; outra, de que a página parecia ter sido desenhada por Joan Miró. O objetivo foi alcançado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário