sábado, 5 de junho de 2010

Dia Mundial do Meio Ambiente


Sempre gostei de 'fazer' o caderno Ciência de A Tribuna. Um projeto que me possibilitou viajar, criar, divagar sobre a diagramação. Fazer coisas diferentes, ousar.

Neste sábado, particularmente, fiquei extremamente feliz e satisfeito com o resultado do caderno Ciência Especial Meio Ambiente.

Não teve arte alguma. Nem infográficos. Nem fotomontagens ou coisas do gênero. Apenas e tão somente diagramação. Nada de softwares de edição de imagens ou de ilustração como Illustrator, Photoshop (usado neste caso apenas para tratar as imagens), Corel, Indesign. Apenas o tão criticado, mas até que bastante eficiente Hermes. Diagramação pura!

Gostei muito pq em todas as páginas foram usados somente elementos da diagramação, apenas bem dispostos, bem organizadinhos.

A capa por exemplo foi algo que normalmente não fazemos. Optei por uma capa mais 'conceitual', com o título e chamada pequenos, ocupando somente um pouco espaço no canto, sem interferir na imagem, deixando-a livre. Eu particularmente gostei muito. Pode ser que a grande maioria não goste. Pode ser que os teóricos de plantão digam que o melhor seria um título grande, com letras garrafais e chamada em corpo maior, para não ficar tão vazia a foto. Mas, eu gostei. E ponto!

Gostei de todas as páginas. O que é raro. Normalmente em uma edição, sempre tem aquelas páginas que eu gosto mais e outras que eu não gosto, que eu acho que ficou faltando algo. Mas nesse caderno isso não aconteceu. Gostei de todas, principalmente a central (4e5) e a 7.

Mas isso tudo só foi possível graças ao editor do caderno, Marcus Fernandes, que me permitiu explorar a parte visual ainda que não tivesse muito espaço nas páginas, e com o seu talento, bom senso e sensibilidade, tornou possível colocar minhas ideias no papel, na página.
Obrigado, Marquinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário