terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

A renúncia de Bento XVI (3) A Tribuna

A notícia da renúncia do papa Bento XVI havia sido divulgada pela manhã. Com isso, antes mesmo de ir para o jornal, comecei a pensar em algumas alternativas gráficas para as páginas de A Tribuna. Pensei em um grande infográfico mostrando os feitos de Bento XVI durante o seu papado. Também imaginei uma cronologia contando a vida do papa. E um outro infográfico, mostrando como funciona o conclave, a eleição do novo papa. Para a primeira página, imaginei uma tarja no alto, acima da manchete, com uma frase impactante de Bento XVI. Mas, achei que era muita coisa para pouco espaço. Pensava eu que, no máximo, teríamos duas páginas para explorar o assunto.
Mas, chegando à redação, fui informado que publicaríamos um caderno especial com 4 páginas sobre a renúncia. Como era segunda-feira de Carnaval e a equipe estava bem reduzida, comecei imediatamente a trabalhar nesse caderno para não embolar tudo mais tarde.
A primeira peça que criei foi a vinheta usada no alto de todas as páginas. Uma vinheta simples mas que ficou bastante elegante.


Em seguida, montei a cronologia, a linha do tempo de Bento XVI.



Já as artes de como funciona o conclave e quais são os principais candidatos ao cargo, ficaram com o ilustrador Padron.
Fazendo uma busca no banco de fotos, encontrei uma, do papa de costas, como se estivesse indo embora. Achei que ele casava perfeitamente com a ideia de layout de capa. Então, resolvi estourá-la na primeira página do caderno e, contei com a colaboração dos editores Vânia Lúcia e Leopoldo Figueiredo, que entenderam que para a capa funcionar, era preciso ter pouco texto, para não poluir e não concorrer com a imagem.
Gostei muito dessa capa, bem como de todo o caderno.



Terminada a elaboração da primeira página do caderno especial, veio a hora de montar a capa. Como disse anteriormente, minha ideia inicial era usar uma tarja no alto da página, acima da manchete, com uma frase impactante de Bento XVI. Mas, como a renúncia seria a manchete do dia, sugeri então ao editor de primeira página Mário Jorge que aplicássemos uma foto grande, em meia página e, dentro dessa foto colocássemos a manchete, que continuaria sendo a frase do papa.



Ele aceitou e como resultado, acho que conseguimos uma capa bastante bonita para o dia. A manchete nesse caso, foi a frase, afinal, todos já saberiam que o papa Bento XVI havia anunciado sua renúncia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário