Mas, chegando à redação, fui informado que publicaríamos um caderno especial com 4 páginas sobre a renúncia. Como era segunda-feira de Carnaval e a equipe estava bem reduzida, comecei imediatamente a trabalhar nesse caderno para não embolar tudo mais tarde.
A primeira peça que criei foi a vinheta usada no alto de todas as páginas. Uma vinheta simples mas que ficou bastante elegante.
Em seguida, montei a cronologia, a linha do tempo de Bento XVI.
Já as artes de como funciona o conclave e quais são os principais candidatos ao cargo, ficaram com o ilustrador Padron.
Fazendo uma busca no banco de fotos, encontrei uma, do papa de costas, como se estivesse indo embora. Achei que ele casava perfeitamente com a ideia de layout de capa. Então, resolvi estourá-la na primeira página do caderno e, contei com a colaboração dos editores Vânia Lúcia e Leopoldo Figueiredo, que entenderam que para a capa funcionar, era preciso ter pouco texto, para não poluir e não concorrer com a imagem.
Gostei muito dessa capa, bem como de todo o caderno.
Terminada a elaboração da primeira página do caderno especial, veio a hora de montar a capa. Como disse anteriormente, minha ideia inicial era usar uma tarja no alto da página, acima da manchete, com uma frase impactante de Bento XVI. Mas, como a renúncia seria a manchete do dia, sugeri então ao editor de primeira página Mário Jorge que aplicássemos uma foto grande, em meia página e, dentro dessa foto colocássemos a manchete, que continuaria sendo a frase do papa.
Ele aceitou e como resultado, acho que conseguimos uma capa bastante bonita para o dia. A manchete nesse caso, foi a frase, afinal, todos já saberiam que o papa Bento XVI havia anunciado sua renúncia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário