A chuva caiu ontem na Baixada Santista. Cidades alagadas, deslizamentos de terras, soterramentos e morte. Além disso, dois outros assuntos foram destaque na região: o protesto de caminhoneiros que causou um congestionamento monstro em Guarujá e a paralisação dos trabalhadores no Porto santista, o maior da América do Sul.
Para desenhar a primeira página de A Tribuna, eu tinha de dar destaque a esses três assuntos, com ênfase maior ao caos da chuva. Então, criei quatro modelos de layouts, agrupando todos os assuntos na manchete. Mas, eu queria algo diferente, para marcar o assunto.
E sem querer ser 'metido', fiquei imaginando como seria a capa do Correio Brasiliense, um jornal que admiro suas primeiras páginas e toda a sua importância na sua história do design editorial brasileiro. Fiquei pensando como esses assuntos seriam tratados em sua capa. E ao mesmo tempo, me lembrei de algumas reportagens especiais do Jornal Nacional, que para marcar bem a data do acontecimento, começam assim "Segunda-feira, 30 de janeiro de 2029... O mundo vive um dia histórico".
Então, juntando esses dois veículos de comunicação na minha cabeça, elaborei um textinho resumindo tudo o que havia acontecido. E cada assunto intercalado, variando a fonte do texto entre a amplitude light e a amplitude medium. E, como sugestão de título, coloquei "Sexta-feira, 22/2/2013".
Esse foi o layout aprovado pelo editor-chefe e o aplicado, com pequenas alterações, no título e no texto
A foto principal era da estrada, do momento do deslizamento que matou uma mulher soterrada na imigrantes. A imagem, provavelmente de celular, não tinha tanta qualidade, mas como fato jornalístico de suma importância, foi usada assim mesmo, em 6 colunas.
No final, acho que ficou um resultado bem legal. Não ousamos demais, não corremos riscos desnecessários, mas gostei bastante dessa capa, pois conseguimos destacar os três assuntos importantes do dia. Guardadas as devidas proporções, acho que consegui meu objetivo de fazer a uma 'A Tribuna Brasiliense'.
Nenhum comentário:
Postar um comentário