sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Capa 3D



Em meu quase 16 anos de A Tribuna, não me lembro de ter visto algo assim: a capa em 3D.
Ok, não é bem a capa. Apenas uma peça, a chamada da animação Monstros SA. Mas acho que foi uma baita inovação para os padrões do jornal. Talvez, em outros veículos, isso já tenha sido feito, e até mais de uma vez. Mas, em A Tribuna, creio que não.
Na verdade, a ideia foi aproximar ainda mais o jornal do leitor. Diminuir a distância e interagir com ele. Penso que nos dias de hoje, com internet e seus avanços tecnológicos, o jornal em papel tem de ir além do que apenas imprimir sem suas páginas letras, imagens, cores e formas. É preciso se moldar, se adequar aos tempos atuais.
Pois bem, pensando nisso, quando estava diagramando a primeira página do jornal, procurei fazer algo que deixasse o jornal mais próximo do que a internet e as outras plataformas proporcionam ao leitor. Tentei fazer a página interagir com o leitor. E acho que consegui.
É simples. Após criar o primeiro modelo de capa (sempre que possível, procuro montar no mínimo dois modelos para o edito ter alternativas), resolvi aproveitar as chamadas do caderno Bom Programa, que traz sempre os lançamentos nos cinemas e as dicas de diversão de artes e espetáculos para o final de semana. Os filmes que estariam em destaque seriam Meu Namorado é um Zumbi, As Aventuras de Tadeo, e Monstros SA (um relançamento agora em 3D). Esse último, não era o principal do caderno, mas resolvi explorá-lo.
Pensei em fazer com que o leitor sentisse o que é o 3D. Para isso, peguei a foto do filme e a desfoquei, pois é assim que vemos um filme 3D sem os óculos especiais. Mas, a imagem por si só, desfocada, poderia gerar incômodo ao leitor e parecer que havia sido um erro.Então, para que ficasse mais claro a ideia, apliquei um óculos 3D, deixando somente as partes da foto que estavam 'dentro' das lentes, no foco, expressando assim que para ver nitidamente o filme, os óculos eram necessários. Ou seja, a animação Monstros SA, nos cinemas, em 3D.
Sinceramente, gostei bastante do resultado final, e agradeço ao ilustrador Padron (por ter caprichado na arte) e ao editor de primeira página Mário Jorge (que sempre me acompanha e me incentiva nessas 'loucuras'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário