Queria algo bem visual, com bastante curiosidades do tipo: quais as funções do papa; o que significam as vestimentas dele; os acessórios que ele usa, esse tipo de informação.
Mas tudo isso foi descartado pois o caderno especial teria somente 4 páginas, e haviam textos que teriam de ser publicados.
Ainda assim, segui com a ideia de um layout limpo, harmonioso, elegante.
Para isso, criei uma espécie de vinheta para identificar o caderno. Um quadro negro com as letras em dourado dizendo Novo Papa Francisco. O dourado foi a cor predominante no caderno, compondo com o roxo, cor que me lembra a estola, me remete à Igreja. E nesse quadro, apliquei uma imagem da mitra papal.
Na capa do caderno, pensei em uma foto-pôster e pouco texto. Prefiro capas assim às tradicionais, com títulos, fotos menores e mais de um texto.
Para as páginas internas, procurei trabalhar com espaços vazios, para arejar o layout. As legendas, foram aplicadas sobre um fundo dourado, como disse, a cor predominante do caderno.
Nas laterais das páginas 2 e 3, coloquei algumas informações. Na 2, alguns números sobre a religião no mundo e na 3, os últimos 6 papas. O diferencial é que coloquei essas colunas de informação no lado de dentro, e não de fora das páginas, como normalmente se faz.
Além disso, em todas as páginas usei um fio como se fosse um quadro, uma moldura, e capitular, algo que não faz parte do padrão do jornal A Tribuna.
Confesso que gostei muito do resultado. Achei que ficou um caderno muito bonito.
Para a primeira página do jornal, não tinha muito o que fazer. Era uma foto grande usando quase meia página para o papa e, o restante, para os outros assuntos do dia. A foto usada é da France Press e foi utilizada por pelo menos 80% dos jornais do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário