quinta-feira, 25 de julho de 2013

Arte na primeira página

Há tempos tenho pensado que a primeira página de um jornal não pode mais ser aquela coisa séria, quadrada, com os tradicionais elementos título/foto/texto. Sempre que possível, a capa  tem de explorar o assunto com criatividade, utilizando uma arte, dando um corte diferenciado na foto, até mesmo brincando com as palavras do título.
Mas, para isso, é necessário um cuidado extremo. A intenção é deixar a capa bonita e atraente, sem perder o foco na notícia e, principalmente, no leitor, objeto principal do jornal.
Na edição de hoje do Diário da Região, de São José do Rio Preto, foi utilizada uma arte para destacar  o encontro do Papa Francisco com moradores da região. Foram aplicadas imagens do Papa dentro de um contorno da cruz Tau, símbolo dos franciscanos.
Mas, na minha ignorância, penso que nem todos (ou até mesmo grande parte) dos leitores sabem o que é a cruz Tau, seu formato e seu significado. Para mim, olhando a capa do jornal, me parece que foi aplicado uma grande letra 'T', estilizada, sem sentido algum.
O maior indício de que a ideia, ainda que boa, talvez, na minha opinião, não devesse ter sido aplicada, é o uso de uma legenda para explicar a arte. Arte, ilustração ou conceito gráfico que necessite de legenda para ser explicada é porque não cumpriu seu papel de melhor compor um layout, de servir de base para o entendimento de uma capa. A arte tem de ser auto-explicativa. O leitor bate os olhos e entende, sabe o que é. Se precisa de legenda é porque presume-se que o leitor não entenderá . Então, na minha opinião, é melhor nem usar.
Pode ser que todos gostem dessa arte. Mas, com dizem, opinião cada um tem a sua. Essa é a minha.
Mas acho que tem de ser assim mesmo. Fazer, arriscar, procurar sempre algo diferente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário