segunda-feira, 11 de maio de 2015

Interação com o leitor



Nos dias de hoje, em que o jornal em papel está cada vez mais perdendo espaço para outras mídias tecnológicas, fica cada vez mais difícil agradar ao leitor.  Isso porque o jornal impresso só chega às casas dos leitores no dia seguinte, ou seja, depois de internet, tv, rádio, smartphone, tablet, redes sociais e afins. Não basta simplesmente noticiar o fato. O jornal impresso tem de se reinventar. oferecer um conteúdo mais abrangente e contundente. Do ponto de vista gráfico, acredito que deva existir uma interação maior entre o jornal e o leitor. E essa interação é feita através de elementos gráficos diagramados nas páginas, que servem de ligação com o leitor, em uma espécie de realidade aumentada.
Essa semana, tive a prova de que o que penso, podendo estar certo ou não, funciona. No dia 8 de maio, publicamos uma página sobre uma pesquisa que indica o cafezinho como a segunda bebida mais consumida pelos brasileiros, ficando atrás apenas da água. E para criar o layout, resolvi fazer algo simples. Aplique duas manchas de café nas bordas da página, como se a xícara de café tivesse sido colocada em cima do jornal, manchando-o. E a resposta veio através de um leitor, que nos enviou e-mail dizendo em um primeiro momento, que iria reclamar do entregador (coitado) do jornal, pois este havia sujado o seu exemplar. Mas depois, percebendo que se tratava de uma arte propositalmente colocada lá, achou a ideia bacana e nos rasgou elogios. Isso significa que não estou tão errado assim na minha maneira de pensar.






Nenhum comentário:

Postar um comentário