segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Bolsonaro, o eleito

E Jair Bolsonaro foi eleito presidente da República.

Nas capas dos jornais brasileiros, poucos conseguiram ir além da tradicional manchete 'Bolsonaro Presidente'.

Os poucos que fugiram da mesmice em seus títulos foram, modéstia a parte, A Tribuna e Expresso Popular (Santos-SP),  Meia Hora (RJ), Estado de Minas (MG) e Diário do Grande ABC (Santo André-SP), além, claro, dos jornais da rede Metro.

O Metro sempre vem com capas gráficas, criativas e diferenciadas. E Hoje não seria diferente.

O jornal mineiro brincou com a hashtag de oposição que acompanhou Bolsonaro durante a campanha eleitoral. Já o carioca, em um linguajar militar mostra o rumo que o  País está seguindo. O santista Expresso Popular faz trocadilho com o nome do presidente eleito. E o Diário do Grande ABC também brinca com a dupla bolsodoria (slogan utilizado pelo governador eleito em SP para vincular seu nome ao de Bolsonaro)

Em A Tribuna, tinhamos 3 ideias.  A primeira era igual a do Diário do Grande ABC.

A segunda, usar algumas expressões de Bolsonaro com o título 'A nova cara do Brasil'. Essa ideia foi descartada diante do anúncio publicado na página, com esse mesmo texto.

Na terceira, que foi a aprovada, pegamos detalhes das mãos do eleito para mostrar ao leitor que o País está nas mãos dele. Esse layout, acho que funcionou muito bem, tanto do ponto de vista editorial como gráfico.

Editorial porque o Brasil está mesmo nas mãos de Jair Bolsonaro (pelo menos, salvo exceções, pelos próximos quatro anos. E gráfico, porque além de visual, quando o jornal está na banca, dobrado, o bloco que o leitor visualiza é, além da publicidade, as mãos e a manchete.

Modéstia à parte, acho que funcionou muito bem.

Abaixo então, as primeiras páginas de hoje dos jornais brasileiros, com o presidente eleito Jair Bolsonaro.










































Nenhum comentário:

Postar um comentário