As capas desta semana das três principais revistas de informação do País. Lula, o condenado, é capa das três.
sábado, 15 de julho de 2017
quinta-feira, 13 de julho de 2017
A condenação de Lula
Pela primeira vez na história do Brasil, um ex-presidente do País é condenado por corrupção e lavagem de dinheiro. A pena imposta a Lula é de 9 anos e 6 meses. Segundo o juiz Sergio Moro, o ex-presidente foi beneficiado pela OAS Construtora com o Triplex no Guarujá.
E esse foi o assunto no dia no Brasil e claro, destaque de hoje nas capas dos jornais brasileiros.
O que chama a atenção nas primeiras páginas é a seriedade como foi tratado o assunto. Não que não sério. E é. Mas em tempos de internet e seus meme, era esperado que alguns jornais, principalmente os populares, 'brincassem', ainda que de forma leve, com o tema.
O Agora São Paulo levou para a página do jornal um desses memes: O ex-presidente, com as mãos 'sujas' (de petróleo), mostrando os dedos. O jornal faz uma alusão ao tempo de condenação recebido por Lula.
A seriedade mostrou-se reinante nas primeiras páginas de hoje dos jornais brasileiros.
E esse foi o assunto no dia no Brasil e claro, destaque de hoje nas capas dos jornais brasileiros.
O que chama a atenção nas primeiras páginas é a seriedade como foi tratado o assunto. Não que não sério. E é. Mas em tempos de internet e seus meme, era esperado que alguns jornais, principalmente os populares, 'brincassem', ainda que de forma leve, com o tema.
O Agora São Paulo levou para a página do jornal um desses memes: O ex-presidente, com as mãos 'sujas' (de petróleo), mostrando os dedos. O jornal faz uma alusão ao tempo de condenação recebido por Lula.
A seriedade mostrou-se reinante nas primeiras páginas de hoje dos jornais brasileiros.
domingo, 9 de julho de 2017
9 de julho e os cartazes da revolução
E neste domingo, em A Tribuna, a série Era Uma Vez Santos..., de Sergio Williams, relembra a participação dos santistas nesse importante momento da história, não apenas do estado de São Paulo, mas do Brasil.
Para compor o layout, a ideia foi usar o tradicional e tão conhecido cartaz criado para conseguir o apoio da população paulista, com mensagens fortes e diretas. Utilizado o soldado como tema principal da página, aumentei o que seria a farda dele e nela, apliquei os textos e fotos de santistas que participaram do combate.
Procurei uma tipologia parecida com a usada no cartaz. E o título da matéria, remete aos dizeres no cartaz original, mostrando que seguindo o 'Você tem um dever a cumprir', esse dever foi cumprido pelos santistas.
Além desse tradicional cartaz, outros foram criados com a mesma finalidade de cativar os paulistas para a causa. Esses cartazes foram a primeira grande manifestação da propaganda política e de gurra no Brasil. Criados pelo departamento de propaganda do M.M.D.C (sigla do movimento revolucionário paulista com as iniciais de 4 manifestantes paulistas mortos pelas tropas federais - Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo - durante confronto ocorrido em 23 de maio de 32, originando a revolução.
Esses dois cartazes abaixo eram utilizados para o alistamento, sempre exibindo as bandeiras de São Paulo e do Brasil. No segundo, os soldados têm o mesmo rosto, mostrando claramente o intuito de abrir mão da individualidade pela causa coletiva.
Esses dois cartazes abaixo eram utilizados para o alistamento, sempre exibindo as bandeiras de São Paulo e do Brasil. No segundo, os soldados têm o mesmo rosto, mostrando claramente o intuito de abrir mão da individualidade pela causa coletiva.
Foi criado também uma versão feminina do soldado constitucionalista. Nesse caso, uma enfermeira, com a mão espalmada no peito e o dedo em riste, representa a mulher paulista.
Houve ainda um pequeno cartaz que era oferecido às famílias dos voluntários que participavam do movimento. Esses cartazetes, normalmente, eram nominais e assinados no posto de alistamento, e ficavam expostos nas paredes das casas com orgulho pelos familiares.
Outro elemento importante utilizado em um dos cartazes é a figura do Bandeirante, junto com a frase 'SUSTENTAE O FOGO QUE A VICTÓRIA É NOSSA', que já havia sido usada em 1865 pelo Almirante Barroso durante a Batalha Naval do Riachuelo, durante a Guerra do Paraguai.
A Associação Comercial de São Paulo também participou do movimento produzindo o cartaz a Campanha do Ouro, onde uma anônima mão feminina é retratada sacrificando a riqueza pessoal em prol da causa revolucionária.
Com informações de Ricardo Della Rosa, do canal do youtube Passado Presente.
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