terça-feira, 18 de maio de 2010

Páginas internas



Alguns elementos dentro da redação partem do princípio de que as capas, e tão somente as capas, merecem tratamento diferenciado. Eu não concordo. Acho que toda página merece uma diagramação especial. É claro que nem sempre isso é permitido. Somos limitados pelo assunto, pelo material fotográfico, pelo espaço que temos na página, pela relação anúncio/edição...tudo isso.
Mas ainda assim, acho que páginas especiais não precisam necessariamente ser capa ou contra-capa. Aqui, dois modelos que demonstram bem isso. O primeiro, sobre duas sobreviventes dos campos de concentração nazistas, com uma arte simples mas eficiente. Essa página foi feita pelo chefe da diagramação Marcio Fernandes.
O segundo modelo,criação da diagramadora Carolina Fernandes. Uma página que ficou tão bonita que amenizou o assunto, a pobreza de quem vive nas palafitas.

Essas duas páginas deram uma 'quebrada' na edição. Imagine você abrindo o jornal,virando as folhas, passeando pelas páginas quando dá de cara com essas duas artes...impactante, não? Você nem lembra mais o que tinha visto nas páginas anteriores. Por isso que eu acho, página bonita não precisa ser capa, pode ser interna, miolo, pb.....até porque, de que adianta um jornal ter capas bonitas e as páginas internas serem tão feias que não despertam o interesse do leitor? de que vale o produto ter um rótulo lindo e o conteúdo horroroso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário