domingo, 20 de junho de 2010

História das fontes: Times New Roman


A primeira edição com a Times New Roman

Times New Roman, 1932
A Times New Roman é uma família tipográfica serifada criada em 1932 para uso do jornal inglês The Times of London. Hoje é considerada um dos tipos mais conhecidos, utilizado ao redor do mundo, afinal, ela é a fonte padrão de diversos processadores de texto.

Em 3 de Outubro de 1932 saiu a primeira edição do jornal britânico The Times com uma tipografia proposta e aperfeiçoada pelo perito tipógrafo Stanley Morison (1889-1967).

Esta versão veio substituir a Times Old Face, então em uso.

A Times foi a fonte que Stanley Morison realizou na Monotype Corporation, por encomenda da Editora Times; recebeu a designação de Monotype Times New Roman. A fonte fora inspirada nos mostruários de tipos do Museu Plantin.
Durante um ano, esta família de fontes ficou reservada para uso exclusivo do jornal The Times; depois foi lançada ao mercado – em versões para a impressão offset e para a composição de livros.

Rapidamente, a Times New Roman tornou-se a fonte mais lida de todos os tempos; expandindo-se por todo o globo. Para outra línguas e alfabetos foram desenhadas adaptações de glifos apropriados, por exemplo em caracteres cirílicos.

Inúmeros periódicos em todo o mundo seguiram o exemplo do jornal britânico. Hoje, centenas de milhares de publicações são compostas em Times New Roman – ou em tipos muito semelhantes.

do site tipografos.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário