sábado, 19 de junho de 2010
A morte de Saramago nos jornais Brasileiros
Morreu José Saramago. Escritor português, romancista, teatrólogo e poeta, o primeiro autor de língua portuguesa a receber o Prêmio Nobel de Literatura.
Sua morte mereceu destaque em quase todos os jornais Brasileiros (posto abaixo algumas primeiras páginas).
Em A Tribuna, antes mesmo de chegar à Redação, ainda em casa, pensei em 'criar' uma peça especial e diferenciada. A ideia foi ampliar uma foto e 'fechar' nos olhos do escritor (afinal, um de seus livros mais famoso, se não for o mais, é intitulado 'Ensaio sobre a Cegueira'). E, ao invés de colocarmos título e texto, apenas uma frase e a assinatura dele.
O motivo: quando o jornal chegar às bancas e à casa dos leitores, imagina-se que grande parte desse universo já saiba ou pelo menos tenha escutado falar que o escritor faleceu. Então, porque colocar títulos como "Morre o escritor José Saramago", ou "Saramago morre aos 87 anos". Provavelmente, quando o leitor pegar o jornal , ele já está sabendo que Saramago morreu. O que ele vai querer ver é algo diferenciado, como uma frase, a história da vida, os motivos para ele (o escritor) ser considerado tão importante para a história da Literatura.
A ideia da peça foi aprovada pelo editor-chefe, pela editora-executiva e pelo editor de primeira página, sendo publicada.
Ainda nessa página, há de se destacar a grande foto no centro da página com apenas um título pequeno, algo não muito usual mas que eu gosto muito quando aplicado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário