quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Trabalho em equipe



Diagramação também é uma arte. Apesar dos muitos que são contrários e que dizem que diagramação é só colocar os objetos na página, eu discordo. Por mais simples que seja a página é preciso ter conhecimento da arte de diagramar. E como todo artista, o diagramador também tem seus egos e seus melindres. Já tive oportunidade várias de ver um diagramador reclamar ou não gostar quando outro se interfere em seu trabalho ainda que com intenção de colaborar, principalmente se esse trabalho for uma página especial. Eu mesmo, confesso, já passei por isso (e acho até que ainda passo)

Bom, mas nesse caso específico, não teve melindre, não teve ego. Foi um trabalho de equipe. O Santos chegou à final da Copa do Brasil e poderia até perder que seria campeão. Um título inédito. A taça que ainda falta da extensa galeria de troféus da Vila Belmiro.

O editor chefe me chamou junto com o chefe da diagramação Marcio Fernandes (Marcinho) e nos mostrou o que ele queria para a primeira página do jornal. Conforme ele ia falando, eu tentava visualizar a página em minha cabeça. Sei que o Marcio também deve ter feito isso.

Comecei então a criar os esboços. Fiz cinco modelos. Quatro para caso de vitória do Santos e um, caso o time perdesse. Todas as opções seguindo a mesma linha que o editor-chefe queria: a taça. Depois de criados os modelos, o Marcinho deu o toque faltava. Deu mais uniformidade à página, deixou-a mais elegante e bonita.

No final, acho que ficou muito muito boa. Eu tinha o receio de que a página ficasse muito fora do padrão de A Tribuna. Mas não. Manteve a linha. Um bom trabalho de equipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário