O jornal A Tribuna ganhou mais uma vez o prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos. A série de matérias de autoria do repórter Renato Santana, intitulada 'Crimes de Maio', o premiou com um dos mais cobiçados prêmios da imprensa brasileira. As matérias relembram os episódios de maio de 2006, quando a facção criminosa PCC mandou e desmandou nos presídios de São Paulo, além de atentar contra a vida de policiais, civis ou militares, nas ruas, nas casas e até mesmo nos quartéis e,revelam ainda a impunidade, a dor e o sofrimento das vítimas daquele inesquecível mês, onde o estado de São Paulo foi aterrorizado.
O nome da premiação é em homenagem à memória do jornalista Vladimir Herzog,morto nas dependências do DOI/CODI em 1975,em São Paulo. Ele virou símbolo da liberdade de imprensa no Brasil.
Mas, além do excelente trabalho de reportagem, como esse singelo blog é destinado basicamente à diagramação e afins, não posso deixar passar em branco o design das páginas. Criado pelo chefe da diagramação de A Tribuna Marcio Fernandes, o layout é algo que, sem dúvida alguma, colaborou, e muito, para o impacto que a matéria teve na sociedade. Inovador em termos de A Tribuna, com o uso se tarjas pretas, em combinação com a cor vermelha, detalhes de marcas de tiros e respingos de sangue,a diagramação é algo a parte e também, digna de prêmios.
Já postei aqui no blog, na época da publicação das matérias, um tópico sobre a criação do layout dessas páginas.
Infelizmente, as páginas não foram inscritas para concorrer a prêmio algum. Mas, sem puxa-saquismo, se tivessem sido, com certeza, estariam entre as finalistas.
Parabéns ao repórter Renato Santana e também ao diagramador Marcio Fernandes, que colaborou (e muito) para que esse cobiçado prêmio viesse para A Tribuna.
Abaixo, dois modelos de página. A primeira, a de abertura da série e a capa do jornal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário