sábado, 8 de janeiro de 2011

Livros

Alguns livros que acho interessantes de serem lidos pelo menos uma vez na vida. Apesar de muito teóricos, são essenciais para o desenvolvimento da carreira.
Destas obras, poucas eu tenho. Muitas eu quero ter.

Diagramação: o Planejamento Visual Gráfico na Comunicação Impressa
De Rafael Souza Silva
Esta obra mostra as técnicas da diagramação e da produção gráfica mediante um receituário prático e didático. Desperta o interesse dos estudantes de Comunicação e dos profissionais de jornalismo para a importância da estética na comunicação impressa.



Capas de jornal: A primeira imagem e o espaço gráfico visual
De José Ferreira Junior.
O autor mostra as transformações gráficas pelas quais passaram os principais jornais do país na segunda metade do século XX, a partir da análise da primeira página das edições de cada um deles.



Edição e Design
De Jan V. Withe.
Este é um livro obrigatório para designers atrás de recursos perspicazes para melhorar seu trabalho, escritores e editores que querem se comunicar de modo vívido, diretores editoriais que procuram o máximo impacto e publishers que buscam ganhar uma vantagem competitiva.



Briefing: A Gestão do Projeto de Design
Peter L. Phillips
Há quem pense que a criatividade não possa ser formalizada, normalizada ou descrita. Este é um dos motivos pelos quais designers ainda hoje relutam em produzir um briefing antes de começar seus trabalhos, assim como as empresas acreditam que isto seja uma perda de tempo. Contudo, um bom briefing pode poupar muito trabalho e evitar problemas burocráticos durante a criação. A estruturação de recursos e objetivos guia a criação não restringindo-a, mas fundamentando e potencializando os resultados obtidos. De forma clara e concisa, o livro auxilia profissionais a entenderem a importância do briefing e como produzi-lo de maneira eficaz. Escrito baseado na experiência profissional do autor, é fácil identificar paralelos com o cotidiano das empresas e dos designers. Para os estudantes, o livro é uma forma de familiarizá-los com o briefing, para que eles entrem no mercado de trabalho conscientes da importância desde planejamento prévio que, muitas vezes, é negligenciado nas escolas.



Projeto Gráfico: Teoria e Prática da Diagramação
Antonio Celso Collaro
Edição revista e atualizada deste importantíssimo tratado de diagramação. Unindo história, teoria e prática, o autor aborda os princípios da diagramação, tipologia, tipometria e outros aspectos que interferem nos diversos materiais impressos: livros, jornais e revistas. Esta edição, revista e ampliada, incorpora os atuais desenvolvimentos desta área profissional, incluindo os novíssimos recursos tecnológicos possíveis graças à acelerada evolução da informática.



O design do Livro
De Richard Hendel.
O que pensa um designer no momento em que ele transforma originais manuscritos em Livro? Neste atraente volume,o premiado Richard Hendel e outros oito talentosos designers do Livro analisam problemas inerentes a vários tipos de projetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário