segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

A festa do Oscar (2)


Bom...no post anterior falei que havia conseguido quase que totalmente não usar a estatueta e nem o rolo de filme nas matérias sobre o Oscar. Eu disse quase, porque já nos descontos do segundo tempo, quando tudo já estava 99% pronto, surgiu a dúvida se não deveria ter a estatueta para marcar que aquilo era o Oscar.
Ainda que eu não quisesse usar, acabei por concordar que a estatueta é marca da festa.
Então, optei por usá-la pequena, nada muito chamativo.

Como eu também disse no post anterior, eu tinha a ideia de usar o envelope com os indicados na edição de domingo. Mas, como teve a arte do Padron, essa ideia acabou sendo usada na edição de segunda. O envelope grande no centro da página com os vencedores. Apliquei a estatueta pequena do Oscar apenas como uma marca. As fotos dos principais vencedores ao fundo, como se o envelope estivesse sobre elas.
Eu gostei do resultado. Acho que ficou diferente, fugiu do tradicional e ficou bonita, ainda que os textinhos não tenham ficado alinhados como eu queria, por dificuldades técnicas do programa usado.

Na primeira página de A Tribuna, também segui a linha dos envelopes e fugi do rolo de filme.

2 comentários:

  1. Opa! ;)

    Primeiramente parabéns pelo blog, descobri ele ontem e achei 10!

    Sou diagramador de um jornal pequeno, de uma cidade mais pequena ainda, hehe, não tenho faculdade e nem experiência em jornais, só em gráfica. Aprendi tudo sozinho, minha vontade de aprender é grande e sempre intensa, tenho duas perguntinhas bem de curioso.

    1- Como o título é uma linha pq não o aumentou e deixou até o final da pág?
    2- Qual o programa que você usa? no ID não daria de separar os nomes em colunas para ficar alinhado?

    Por final tenho sugestões:
    Eu acho que uma sombrinha de uns 40% de opacidade neste envelope ficaria bom e eu teria alinhado lá no final o o objetos das fotos com o texto.

    att,
    RafaelChico

    ResponderExcluir
  2. Olá Rafael.
    Obrigado pela visita e sinta-se à vontade para comentar, criticar, sugerir etc.....

    Bom, respondendo às suas perguntas, vamos lá:

    1-O título não foi aumentado até o final da linha por um certo descuido, devido ao horário de fechamento. A página deveria ter ido para a gráfica às 2h00 e, já eram quase 3 quando foi liberada. Então, imagina o editor, o editor-chefe, o gerente da gráfica, todo mundo cobrando. É, poderia ter sido esticada a linha, mas o padrão gráfico do nosso jornal é deixar um pouco de branco ao final do título.

    2-Usmos aqui o sistema Hermes. Um ótimo sistema de produção, edição e gerenciamento de páginas, mas bastante limitado e difícil em termos de diagramação.

    Quanto às suas sugestões, a sombrinha atrás do envelope dicaria muito bom mesmo, pois daria um sensação de relevo, de 3D. Mas foi feita por um ilustrador e ele optou por não usar a sombra.
    Quanto ao alinhamento, pode ser que ficasse melhor a sua ideia.

    Novamente, obrigado pela visita e sempre que quiser, é só falar.

    abraços

    ResponderExcluir