segunda-feira, 28 de março de 2011
Rogério 100ni
Sempre achei que o ideal para termos páginas bonitas e bem elaboradas no jornal são necessários dois fatores: planejamento e tempo.
Há certos fatos, eventos e ocasiões que já sabemos com bastante antecedência quando vão acontecer, como por exemplo abertura de competições esportivas como Olimpíada e Copa do Mundo, aniversários de cidades, festas folclóricas, dentre tantas outras. Isso nos permite criar páginas com dias, semanas e até meses de antecedência, e não deixar tudo para última hora.
Estou tentando implantar essa filosofia em A Tribuna. Tenho na gaveta pelo menos 3 páginas especiais para quando um determinado fato acontecer.
Pensando dessa forma, há algumas semanas atrás comecei a planejar a página do centésimo gol do goleiro Rogério Ceni.
A primeira ideia era usar pouco texto, bastante informações em forma de infografia e uma grande ilustração do atleta.
Fiz o primeiro esboço e conversei com os ilustradores, que de cara gostaram da ideia. Mas o grande problema de se planejar uma página para um data que ainda não sabemos quando vai acontecer é justamente isso, não sabemos quando. E assim, acabamos deixando essa ideia meio de lado e vamos tocando os trabalhos do dia a dia.
Pois bem. Percebi que não iria poder contar com a ilustração, pois os ilustradores estavam cheios de serviços.
Passei a pensar na página com fotografias. Mas o que eu queria mesmo era o infográfico. As informações em forma de gráfico. Cheguei a criar o esboço como pode ser visto no modelo abaixo. A ideia foi colocar bolinhas referentes ao número de gols que ele havia marcado em cada campeonato.
Outra ideia que tive foi colocar os times em que Rogério Ceni mais marcou gols. Esses times, viriam em tamanhos diferentes. Ou seja, a equipe que mais gols tomou seria publicada em um corpo maior e a que menos gols tomou, em um corpo menor.
Bom, o centésimo gol saiu no meu domingo de folga. Mas o infografista Bruno Arena pegou as informações que estavam no esboço que eu havia feito e as ordenou, alinhou, deixou tudo certinho. E para dar o seu toque de artista, ele pegou os times e jogou-os aleatoriamente na página, sem se preocupar com leitura ou ordem de gols. Ficou muito bom.
Há de se destacar ainda o trabalho do diagramador Emerson Chaves (corinthiano, ahahahah) e do editor Alexandre Fernandes que ficaram com a tarefa. Ficou bem legal. Quebrou a edição e valorizou um fato que teve repercussão no mundo todo.
O processo de criação da página ainda não foi como eu queria. Não estava 100% pronta quando foi preciso. Deu um certo trabalho para quem estava de plantão no domingo. Mas a ideia é deixar tudo cada vez mais pronto para quando, surgir o fato, menos trabalho e menos atropelo a gente passe.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário