terça-feira, 21 de junho de 2011

Dignidade aos moradores de rua


Na cidade de Guarujá, foi criada uma força-tarefa para dar um pouco de dignidade aos moradores de rua. Uma vez por mês, integrantes da guarda municipal, da polícia militar e da secretaria de desenvolvimento social e cidadania do município, recolhem as pessoas que estão dormindo nas ruas e as levam para o albergue municipal.
A repórter Simone Queirós acompanhou essa equipe de voluntários e teve a ideia de marcar os horários das ações passo a passo.
Quando me foi pedido para diagramar a página, na hora eu pensei em aplicar um relógio no centro da página. O texto de abertura da matéria dentro desse relógio e, ao redor dele, as cenas das ações da força-tarefa. Eu gostei da ideia, mas tinha de achar o relógio certo.
Uma segunda ideia foi pegar esse mesmo relógio e colocá-lo no canto da página, cortando-o pela metade. O texto de abertura continuaria dentro dele e as imagens seriam espalhadas ao lado. Nesse caso, descartei essa alternativa porque achei que iria ficar muita foto de um mesmo lado da página.
De última hora, pensei: "como os personagens eram moradores de rua e a força-tarefa saia pelas ruas da cidade, porque não usar uma rua como fundo".
Então, vasculhando os bancos de imagens, encontrei esses paralelepípedos, que deram bem a ideia da matéria.
Coloquei o título e o texto de abertura no centro da página, e ao redor, as imagens. Por último, aplicamos um relógio digital em cada foto para mostrar o horário em que tal cena aconteceu.
Gostei do resultado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário