sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Duas gafes

Essas são gafes antigas, bastante conhecidas nas redações dos jornais. Mas posto aqui, por diversão e até por alerta, para que diagramadores sempre fiquem atentos às suas páginas.

A primeira aconteceu na coluna social do jornal A Gazeta, de São Bento do Sul-SC. Na legenda da foto havia um comentário do colunista pedindo ao diagramador para que excluísse uma das pessoas que apareciam na foto. Veja o texto:



Apenas para frisar aos que não trabalham no meio, normalmente,principalmente em jornais de médio e pequeno porte, o colunista social não fica nas redações. Ele manda os textos e fotos e legendas para o jornal e, como no caso acima, com alguns comentários para o diagramador da página.

O segundo caso não é uma gafe de diagramador. É uma gafe do diagramador, do chefe da fotografia, do editor de primeira página, da pré-impressão que tira o fotolito, do impressor na gráfica, de todos. É falta de informação atualizada (pelo menos na época).

O caso aconteceu no Diário do Sul, de Itabuna, Bahia. EM 2008, a Polícia Federal realizou a operação Satiagrah contra o desvio de verbas públicas, a corrupção e a lavagem de dinheiro. Bom, para encurtar. Um dos caras envolvidos era o presidente do Banco Opportunity, Daniel Dantas. Em uma determinada ação da PF, foram presos, Daniel Dantas, Celso Pitta (ex-prefeito de São Paulo) e o investidor finaceiro Naji Nahas.

Essa foi a manchete de capa do jornal com a foto dos 3 presos. veja abaixo:



O grande problema é que o Daniel Dantas que aparece na foto é o ator, que fez diversas novelas e filmes, e não o banqueiro.

Não sei o que aconteceu, mas que foi uma tremenda gafe, isso foi.

Um comentário: