domingo, 21 de agosto de 2011

Interagindo com o leitor

O jornal A Notícia, de Joinville, Santa Catarina, consegue em sua capa de hoje uma interação total com seus leitores.
A reportagem principal do jornal neste domingo é o número de moradores na fila para fazer a cirurgia da catarata, que é o envelhecimento do cristalino, o que faz com a visão fique turva, podendo chegar à cegueira.

A ideia de como explorar esse assunto na capa foi fantástica. Provavelmente, a grande maioria dos diagramadores iria usar o número, deixá-lo grande, chamativo. Mas em A Notícia não. Eles quiseram mostrar aos leitores que não sofrem do problema, como, os que têm catarata, enxergam as coisas.



Ótima a ideia. Ótima a execução. Ótima capa.

Gosto muito dessa 'brincadeira'. Isso, ao meu ver, é a interação total entre jornal e leitor.Show de bola. Essa é uma que vai para a lista das páginas que eu gostaria de ter feito.

Na verdade, cheguei a fazer algo parecido.

Em 2009, se eu não estiver errado, a página de Ciência do jornal A Tribuna, publicava uma reportagem sobre as novas tecnologias para fazer com que o ser humano voltasse a enxergar.

Eu sugeri ao editor que fosse aplicado, junto ao título, algumas das doenças oftalmológicas que poderiam ser curadas com essa nova tecnologia. Essas doenças, eu propositalmente, as deixei desfocadas, para passar a ideia ao leitor de problemas na visão, de visão turva, embaçada.
Eu gostei muito do resultado.



E algum tempo depois, encontrei essa página sensacional sobre o glaucoma. É da brasileira Luísa Bousada. Acredito que a página dela deva ter sido feita antes da minha. Entrou para a minha lista de favoritas.



Ideias parecidas. Execuções diferentes. Páginas diferenciadas que despertam a atenção e o prazer do leitor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário