sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Acidente na Imigrantes em A Tribuna

O acidente na Imigrantes acabou sendo o assunto do dia na redação de A Tribuna. Principal ligação entre a Baixada e São Paulo, diariamente uma quantidade enorme de moradores da região viaja pela estrada. Então, não poderia ser diferente.

Como é habitual em uma redação jornalística, as ideias vão surgindo com o passar das horas.

Quando cheguei ao jornal e fui diagramar a capa, logo pensei em um infográfico bem visual para detalhar ao leitor o que aconteceu. Uma arte leve, com pictogramas, que o ilustrador Alex Ponciano conseguiu elaborar de forma excelente. São as informações mais 'urgentes' com: onde foi, qual o horário, quantas vítimas, quantos envolvidos, esses dados que todo leitor quer saber logo 'de cara'.

A princípio, iríamos usar apenas uma foto, mas a editora-executiva Arminda Augusto ponderou da gravidade e da importância do acidente. Então apliquei mais duas imagens.

A capa só não foi monotemática porque publicamos mais três chamadinhas sobre outros assuntos.



Acho que ficou uma capa bem legal. Fazendo uma breve comparação com o Diário do Grande ABC, que deu importância até maior ao acidente em sua primeira página, demos de 10 a 0.

Já para as páginas internas, tive o cuidado de não inventar muito. Nessas ocasiões em que a redação está fervendo, o layout de uma página tem de ser muito bem pensado, porque o diagramador está com mil coisas ao mesmo tempo para fazer e, assim, a chance de sair uma grande erro é bastante grande. Então, optei por não criar nada, mantendo o padrão visual das páginas do dia a dia.





O diferencial nestas página foi a vinheta de cabeçalho.

Resolvi usar a vinheta padrão do jornal para páginas especiais e, de forma simples, adaptá-la. Deixei-a na cor cinza e apliquei duas linhas amarelas, para dar a ideia de que ali, era a estrada, era a pista da Imigrantes.



Acho que funcionou.

Na página dupla, explorei o uso das imagens. Ainda que não tenham ficado grandes,deu para usar uma sequência no meio, que dividiu e deu uma areja à página.

Acho que o resultado final foi bastante satisfatório.

Um detalhe que eu achei legal nessa edição foi o fato de dois ilustradores terem trabalhado no mesmo assunto. Um, Alex Ponciano, fez o info da capa. Outro, Marcelo Padron, o mapa da página interna.





Normalmente, o ilustrador faz a arte para dentro e depois, pegamos um detalhe e aplicamos na capa. Da forma como fizemos, um ilustrando a capa e outro a página interna, conseguimos variar, ter duas artes, com dois estilos diferentes. Eu acho que ficou muito bom.

No final, apesar da correria, acho que conseguimos fazer um bom trabalho, juntando editores, repórteres, fotógrafos, ilustradores e diagramadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário