quinta-feira, 6 de outubro de 2011

A morte de Steve Jobs nos jornais brasileiros

Este post era para ter sido publicado ontem, mas por alguns pequenos problemas de saúde, não pude postá-lo. Mas, antes tarde do que nunca.

Os jornais brasileiros deram destaque ao falecimento de Steve Jobs, o fundador da Apple. Às vezes, olhando essas capas, fico pensando se não há um certo exagero de alguns veículos, dando fotos rasgadas que abrangem quase que a página toda.








Uso como lição uma frase que me foi dita pelo editor-chefe de A Tribuna, Carlos Conde. (Algumas pessoas podem dizer que é puxa-saquismo, mas quem me conhece, sabe que não faço e nem preciso disso).

No começo do ano, quando assumi a chefia da diagramação de A Tribuna e do Expresso Popular, fiz a pré-diagramação de dois cadernos especiais: um, sobre José de Alencar, ex-vice presidente da República, e outro sobre o humorista Chico Anysio. Ambos estavam hospitalizados e, não querendo ser um abutre esperando pela morte para poder pegar a carniça, mas havia a possibilidade deles falecerem.

Bom, fiz uma capa com foto de página inteira do Chico Anysio com um título mais ou menos assim: "E o riso se cala" ou "Acabou a graça". E, Carlos Conde me alertou com uma frase simples mas de fácil entendimento. Disse ele: "Está tudo muito bonito. Mas pense bem. Se a gente aqui de Santos der uma capa como essa, com uma foto desse tamanho do Chico Anysio, imagine como será quanto Pelé, talvez uma das maiores personalidades da cidade, morrer"?

Por isso, olhando algumas dessas capas dos jornais brasileiros, fico pensando e repensando se não há exageros.

Sei lá. Cada um tem sua opinião.

Mas, independente de qualquer coisa, há de se destacar o belo trabalho de composição na capa do Diário de Pernambuco. Criatividade com requinte, inteligência e bom gosto. Uma das mais bonitas e interessantes capas que eu já vi. Essa faz parte daquelas que entram para a lista "das que eu gostaria de ter feito".

Nenhum comentário:

Postar um comentário