terça-feira, 22 de novembro de 2011

Designer Leonardo Iaccarino

De um tempo para cá, tenho sentido uma atração especial pelo design de livros. Não sei o motivo. Nestas minhas férias do jornal, tenho ido regularmente às livrarias somente para olhar as capas, ver os projetos gráficos, admirar os layouts. É algo fascinante.

E postei aqui no blog alguns lançamentos. Mas, como quase nunca é divulgado o nome do capista, do diagramador, do autor do projeto gráfico, tenho de correr atrás, entrando em contato com algumas editoras que me passam esses dados. Afinal, esse blog é sobre digramação/design. Se eu não tiver os nomes das artistas da parte gráfica, fica meio sem sentido publicar aqui.

Pois bem. Dentre os nomes que nessa minha atração por capas de livro encontrei bastante, está o de Leonardo Iaccarino, designer gráfico e de produto, formado pela ESDI (Escola Superior de Desenho Industrial), e mestre em information design pela Universidade de Reading, Inglaterra (aprovado com distinction). Acessei o site dele e confesso que fiquei boquiaberto com seus trabalhos. Há uma grande variedade de estilos na criação do layout, aliando bom gosto e criatividade na composição das capas.

E um dos trabalhos que me chamou a atenção foi a capa do livro O mistério de Olga Tchekova, obra que narra a história de Olga Tchekova (atriz favorita de Hitler) e seu envolvimento simultâneo com o Terceiro Reich e o serviço de espionagem soviético.
E por que me chamou a atenção?
Por dois motivos.

O primeiro porque gosto muito quando a tipografia é usada de tal forma que acaba compondo uma imagem. Fiz isso, ano passado com uma página do caderno Ciência, de A Tribuna, onde o texto formava um avião (tem post aqui no blog). E nessa capa, Leonardo usou esse recurso, como ele mesmo explica: "Por ser uma capa de muita informação textual, a tipografia foi utilizada como centro estrutural da composição, ‘construindo’ o símbolo da suástica, que com o seu forte desenho associado as cores preto e vermelho contextualizam época e assunto retratados".
Genial.


O segundo fator que me chamou a atenção nessa capa foi que, momentos antes, eu navegava pela internet e encontrei a capa da versão (creio eu)lusitana dessa obra. Então, comparando, percebe-se a genialidade e a criatividade de Leonardo na composição do layout.
Capa da edição portuguesa

Abaixo, outras capas do premiado designer Leonardo Iaccarino, cujo trabalho, para quem gosta do design de livros, é inspirador.







Um comentário:

  1. Conheço o trabalho do Leonardo e ele é mesmo genial! Muito criativo!

    ResponderExcluir