Era uma campanha da empresa italiana de roupas Benetton e gerou muita polêmica no mundo inteiro, pois a imagem lembrava o quadro Pietà, de Michelangelo, que retrata a retirada de Cristo morto na cruz.

Nessa época, o grupo Benetton e seu fotógrafo Oliviero Toscani tornaram-se célebres por suas fotos provocadoras, entre elas a de uma irmã de caridade sedutora, que se apresenta vestida num hábito branco beijando um jovem padre de batina preta.
Pois bem. Agora, mais uma polêmica. A nova campanha "United Colors of Benetton" chamada "UNHATE" ("não ódio"), foi apresentada, oficialmente por Alessandro Benetton, vice-presidente do Benetton Group, em Paris.
Nesta campanha, foram feitas fotomontagens de beijos entre líderes mundiais que não 'se bicam' muito.






E a campanha já começou a dar problemas. A imagem do Papa Bento XVI beijando Ahmed Mohamed el-Tayeb, imã sunita da mesquita de Al-Azhar, no Cairo, foi tirada devido às ameças do Vaticano em processar a empresa, descrevendo a fotomonatagem como uma provocação inaceitável.
Já um porta-voz do grupo Benetton comentou que a campanha tem o sentido exclusivamente de combater a cultura do ódio sob todas as formas.
Para relembrar, algumas imagens marcantes (e polêmicas) da campanha United the Colors of Benetton.





Nenhum comentário:
Postar um comentário