domingo, 15 de janeiro de 2012
Fotógrafo do O Estado de S. Paulo ganha prêmio na Espanha
Nathália Carvalho
do portal comunique-se
O trabalho do repórter fotográfico Wilton Junior, do Estadão, repercutiu na imprensa nesta semana. Isso porque uma foto feita durante a cerimônia de entrega de espadins a 441 cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), no Rio de Janeiro, foi vencedora do prêmio ‘Internacional de Jornalismo Rei da Espanha’ na categoria ‘Fotografia’.
Publicada pelo jornal O Estado de São Paulo, onde o fotógrafo trabalha desde 2001, a imagem de Wilton foi feita de um ângulo no qual a presidente Dilma Rousseff parece ser atravessada por uma espada empunhada por um militar que lhe rende honrarias.
Em contato com a Photo Magazine, o jornalista premiado revelou que busca fazer um trabalho que não fique restrito ao senso comum. Ele ainda explicou que a fotografia representa bem os problemas que foram enfrentados por Dilma durante o primeiro ano de governo. "Sempre que saio para um evento político, busco uma foto que possa retratar o momento. Nem sempre é possível transmitir uma informação desse tipo numa imagem, mas às vezes acontece. A presidente está com problemas políticos em sua própria base, e a foto dá bem essa dimensão, já que a mostra sendo atacada por trás. Já fui para a Aman pensando em que tipo de foto poderia retratar essa questão".
Com 37 anos, Wilton tem em seu currículo coberturas como a captura dos assassinos do jornalista Tim Lopes, em setembro de 2002, a passagem da tocha olímpica pelo Rio de Janeiro, em abril de 2004, a visita do papa Bento XVI à cidade de São Paulo, a Copa América na Venezuela e a Copa do Mundo de 2010 na África do Sul.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário