sexta-feira, 2 de março de 2012

Boa Mesa


O jornal A Tribuna lançou nesta sexta-feira mias um produto de interesse dos leitores. É o caderno Boa Mesa, voltado ao universo gastronômico.
Idealizado pela jornalista e 'chef' Fernanda Lopes, o caderno será semanal e trará receitas, entrevistas, novidades, tendências, livros e tudo que esteja ligado á gastronomia, enologia etc. O suplemento nasceu do sucesso do blog Boa Mesa, publicado em A Tribuna Digital e assinado pela própria Fernanda.

Para falar um pouquinho do processo de criação do layout do caderno, é preciso voltar um pouco no tempo, mais precisamente ao mês de novembro do ano passado.
Eu estava em férias e, a Fernanda, em conjunto com a digramadora Luciana Rodrigues, fez um boneco de 4 páginas do caderno.




AO voltar das férias, o editor-chefe me pediu para fazer um outro modelo, ainda que ele tivesse gostado das páginas desse primeiro boneco.

Então, procurei fazer algo bem leve, com espaços em branco, páginas mais arejadas, um ar mais clássico às páginas.

Na capa, pensei em usar o 'B' do Boa Mesa grande, para destacar o 'logo' e, com isso, destacar também o caderno.
A ideia era uma capa pôster, com título pequeno e apenas uma chamadinha. No alto, na barra, outra chamadinha.

A cor, quente, remete a comida, a alimentação.


Nas páginas internas, procurei, como disse anteriormente, trabalhar com brancos. Fotos com fundo branco, bem coloridas, espaços vazios para dar respiro à página.

As vinhetas das colunas, as tarjas, seguiam a mesma linha do logotipo do caderno, com a primeira letra maior, destacando-a. No outro canto dessa tarja, seriam aplicadas ilustrações referentes às colunas, com um traço fino e elegante.


Esse conceito inicial sofreu algumas alterações. O nome do caderno permaneceu normal, como nas outras capas do jornal.

As vinhetas com os nomes das colunas foram trocadas por outras mais ilustrativas.

E para finalizar, uma ideia de última hora sugerida pelo gerente de marketing Marcio Delfim que, eu acho válida. Será uma experiência. Ao invés de ter um cor fixa no caderno, variar a tarja de acordo com a foto da capa. Isso tem fundamento, para que haja mais harmonia e uma melhor composição. Como a capa será sempre capa pôster, uma foto grande, ela ficará chamativa e, se a cor da tarja não combinar, tudo vai por água abaixo.




Confesso que não ficou como eu havia pensado...eu gostaria que tivesse mais branco, que fosse mais solto. Mas, mesmo assim, ficou muito bom. A página central ficou show de bola, num belo trabalho da diagramadora Luciana Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário