domingo, 29 de julho de 2012
Olimpíada 2012
E então, chegaram os Jogos Olímpicos de Londres. E todos os jornais voltam a publicar os cadernos e páginas especias com a cobertura da competição.
Em A Tribuna, devido a um problema de tempo/espaço/logística, tivemos que fazer o caderno de apresentação da Olimpíada às pressas.
Em abril, eu havia planejado um layout para o caderno, não só o de apresentação, como para o do dia a dia dos jogos. Mas, como a vida é atribulada, as coisas foram sendo adiadas, adiadas e adiadas até não dar mais. Então, colocamos a mão na massa.
A ideia que eu queria implantar para o o layout do caderno era algo bem leve, com brancos, fotos recortadas e bastante gráficos e números em destaque. Ou seja. Um layout moderno e com cara de jovem, de esportivo.
A vinheta do caderno eu queria passar para um dos ilustradores fazer, mas, devido a problemas de férias, licenças médicas e sobrecarga de serviço, acabei eu mesmo fazendo e optando por algo simples. Para a capa, uma tarja grande, com as bandeiras do Brasil e da Inglaterra fundidas uma na outra, e a palavra 'Londres 2012'. Só isso. Nada de elos olímpicos, mascotes ou logo. Simplesmente simples.
Para as páginas internas, segui a mesma linha. Usei metade da bandeira inglesa e, ao invés de fazer a fusão dela com a brasileira, apenas deixei a tarja bem mais fina e apliquei a bandeira brasileira sobre a inglesa, no cando esquerdo, pois no direito, ficou a palavra 'Londres 2012'.
Nas páginas, tentaria ao máximo usar fotos dentro de círculos nas cores dos elos símbolos dos jogos, desde que o layout ficasse agradável e compacto. E para não ficar na mesmice de todas as imagens estarem dentro de círculos, alternaria as páginas como fotos grandes, rasgadas de alto a baixo.
A capa, na minha concepção, teria de ser capa-pôster. Um título, um pequeno texto e uma bela foto de página inteira.
Na minha ideia inicial (sem conversar com o editor de esportes), nós teríamos uma página para contar, em um pequeno espaço, um resumo da história dos jogos olímpicos. Nessa mesma página, eu colocaria os infográficos referentes às participações do Brasil nos jogos, bem como, o quadro de medalhas (talvez com os dez primeiros colocados na história).
Uma outra página seria com as apostas certas. Aqueles atletas que somente por uma 'tragédia' do destino, não conquistem a medalha de ouro.
Outra página seria mostrando quais são os principais atletas brasileiros, os que mais chances têm de conquistas em Londres.
Teria também uma falando sobre os atletas da região da Baixada Santista. Atletas que nasceram nas cidades da região ou que, ainda que tenham vindo de fora, tem sua vida esportiva ligada à Baixada.
Em outra página, eu colocaria um calendário com as principais competições de cada dia, dando ênfase às que teriam brasileiros na disputa.
Haveria também um quadrinho com os esportes que fazem parte dos Jogos Olímpicos de Londres.
As outras páginas, eu iria conversar com o editor para definir o conteúdo editorial.
Abaixo, as páginas do esboço do projeto.
Mas, como disse no início do post, tivemos alguns problemas e, as coisas acabaram ficando para a última hora. Com isso, algumas das ideias que eu tive não foram colocadas em prática e acabaram ficando de fora do caderno.
Ainda assim, acho que deu para fazer um trabalho legal, bonito e diferenciado.
Abaixo, algumas páginas do caderno especial.
Assinar:
Postar comentários (Atom)












Nenhum comentário:
Postar um comentário