domingo, 6 de janeiro de 2013

Capa?

Já postei aqui algumas capas que foram mal produzidas por seus editores de arte, principalmente, na questão de título ou texto dentro da foto. Esse recurso é sempre arriscado, tem de ser muito bem pensado e bem trabalhado, para dar legibilidade, leitura, clareza. O leitor tem de entender a mensagem e não, ter dificuldade de compreensão. E, quando se trata da manchete de um jornal, o cuidado deve não apenas ser redobrado, mas sim, triplicado. Afinal, essa página é a mais importante, sendo o cartão de visitas da publicação. É ela quem desperta a atenção dos leitores nas bancas. É ela que faz com que o leitor queira comprar o jornal.
Confesso que fiquei pasmo ao ver a capa de sábado do Diário do Grande ABC. A manchete, entrando um pouco dentro da foto, ficou ruim, muito ruim. Parece um jornal feito por amadores. Fiquei pasmo mesmo porque no ano passado, tive a oportunidade de conhecer a redação do jornal e, seus diagramadores. Profissionais capacitados, com larga experiência na produção de jornais e revistas. Os caras fazem muita coisa bacana. Por isso, a minha surpresa ao ver essa capa.
Como disse Eduardo Tessler, do Midia Mundo,"a aplicação da manchete sobre foto na capa do Diário do Grande ABC(Santo André, SP) já se candidata como uma das piores de 2013, mesmo que ano tenha recém começado.O texto sobre foto, no caso, dificulta a leitura, atrapalha o entendimento da imagem e ainda confunde ao estar metade na foto, metade no fundo branco.Um lixo".


Nenhum comentário:

Postar um comentário