quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

O design que faz pensar



Quando comecei a escrever esse post, o título era 'Limites da criatividade'.

Eu estava 'divagando' sobre a ousadia no design, usando para isso a capa de hoje do Correio*, de Salvador (BA), e me perguntando qual é o limite da criatividade na diagramação, e se existe tal limite?
E pensando na relação digital/impresso, creio que os  jornais hoje, para competir com a internet, têm de usar, ousar e por vezes, abusar do design. Mas, mesmo abusando, por mais contraditório que possa parecer, é preciso ser coerente, coeso.

Mas, depois de olhar por vezes a capa do Correio*, resolvi mudar a linha de raciocínio e mudei também o título do post. Isso porque, a dúvida permaneceu em minha cabeça: será que a capa de hoje do Correio* não extrapolou a linha tênue que separa a ousadia do exagero no design. Eu sou admirador desse tipo de design. Um design que interage com o leitor, que 'transforma' a capa do jornal de acordo com a temática da página.

Confesso que ainda estou em dúvida. Por vezes acho que a capa ficou sensacional. Outras, acho que fugiu da realidade ficando muito artificial.

Não sei.

Uma coisa, pelo menos, tenho certeza. A capa de hoje chama a atenção do leitor nas bancas, atrai, desperta o interesse, prende olhares, nos faz refletir sobre a página.

É o design que faz pensar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário