domingo, 19 de maio de 2013

A surpresa



O legal da profissão de jornalista/diagramador é a surpresa que o dia a dia nos reserva. Cada dia, algo diferente pode acontecer. Pois bem. E na sexta-feira à noite, tive uma grata surpresa. Após horas de trabalho fazendo páginas do dia, adiantamento, arrumando roteiros, resolvi esboçar algumas opções de páginas para esse domingo, dia em que a cidade de Santos estaria dividida em 2 competições esportivas: os 10km Tribuna FM e a final do campeonato paulista entre Santos e Corinthians.

Fiz 6 modelos. O que eu mais havia gostado, tinha quase certeza que não seria aprovado. Mas, ainda assim, gosto de dar opções ao editor na hora de escolher o melhor layout.
Ao imprimir os 6 modelos, o editor de primeira página deu sua opinião, escolhendo um em que usei silhuetas vetorizadas de corredores e jogadores de futebol. Fiquei feliz, mas esse era um layout que eu achava que não seria jamais aprovado.
A minha surpresa foi maior quando, tanto a editora-executiva Arminda Augusto, e o editor-chefe, Carlos Conde, escolherem justamente o layout que eu havia mais gostado e, que na minha cabeça, jamais seria aprovado.
Expliquei detalhes da página e, finalmente, o martelo fora batido. Aquela seria a capa de A Tribuna neste domingo esportivo.

A minha concepção foi algo conceitual. Para ilustrar os dois eventos que fariam parte da cidade, optei pelo banco de imagens, buscando chuteiras e tênis. Essas imagens estavam muito parecidas e, apliquei-as, usando-as como elementos principais da página. Trabalhei com brancos, propositalmente, para arejar e dar clareza ao layout.
Como a capa não teria somente esses assuntos, embaixo, outras chamadinhas, com fotos pequenas, para não conflitar ou interferir na peça principal, a peça esportiva.

Gostei muito do resultado e, gostei mais ainda da surpresa, desse layout ter sido aprovado, escolhido.

Um comentário:

  1. Muito boa a capa, Sérgio. Sintetiza os acontecimentos da Cidade hoje. Parabéns.

    ResponderExcluir