quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Livro Rota do Sol




Aproveitando a noite de autógrafos do livro Rota do Sol, da jornalista Rosana Valle, hoje em Peruíbe, publico aqui um breve post sobre a obra, focando na parte gráfica.

O livro, versão impressa do programa televisivo de mesmo nome, foi lançado no final do ano passado em homenagem aos 20 anos da TV Tribuna, e teve a produção da editora santista Monte Serrat.

Sob comando do editor executivo da Monte Serrat Marcio Fernandes de Andrade, o livro foi um sucesso e precisou ter uma nova tiragem impressa, devido à grande procura. Segundo ele, que é jornalista e designer, a ideia de produzir o livro parecia inicialmente ser algo fácil, em razão das belas  imagens oferecidas pelo programa.
Mas, essas imagens, captadas pelas câmeras de TV, ainda que em resolução digital ou HD não permitiam ampliar mais do que 18 cms de largura, e o livro, teria tamanho de 28cmx28cm. Ou seja, se fossem usadas, a qualidade deixaria a desejar.

Então, um grupo formado pelos fotógrafos do jornal A Tribuna Nirley Sena, Rogério Soares, Paulo Freitas e Carlos Nogueira, e também José Luiz Borges, foi às ruas para captar novas imagens dos pontos turísticos da região, mas sempre  buscando o olhar do turista. Nessa missão foram analisadas e selecionadas 300 imagens dentre as mais de 5 mil produzida pelos fotógrafos.

Assim surgiu o livro Rota do Sol, que tem nas belas imagens o ponto forte da obra.

Com relação ao design do livro, é preciso deixar claro a qualidade do acabamento, os detalhes, o belíssimo layout produzido.

Dividido em capítulos abrangendo uma determinada região ou tema mostrado no programa, estão expostos através das belíssimas imagens os roteiros nacionais (Baixada Santista, Litoral Sul de São Paulo, Vale do Ribeira, Cavernas, Fortalezas, Refúgios Naturais) e os internacionais (América do Sul, América do Norte, Europa, Ilhas do Pacífico, Ásia e Polo Sul).

Na abertura de cada capítulo, uma grande imagem, um pequeno texto de introdução e um providencial mapa localizando a região retratada. Há ainda um texto turístico mostrando a cidade citada no capítulo e, a data em que o programa foi exibido na televisão.

A diagramação é elegante, com espaços em branco, valorizando as imagens e deixando as páginas atraentes ao leitor.

Na verdade não há muito o que falar. Apenas mostrar. Para quem ainda não viu, vale à pena. Um belíssimo trabalho, com luxuoso layout e qualidade fantástica. Um trabalho que entra na lista dos que eu gostaria de ter feito.

Então, algumas páginas do belíssimo livro Rota do Sol, da Rosana Valle e também do talentoso Marcio Fernandes de Andrade, do Bruno Arena e do Marcus Fernandes, e dos fantásticos fotógrafos Nirley Sena, Rogério Soares, Paulo Freitas, Carlos Nogueira e José Luiz Borges.


















































Nenhum comentário:

Postar um comentário