terça-feira, 11 de outubro de 2016

A morte de Che Guevara nas capas dos jornais brasileiros

No dia 9 de outubro de 1967, o governo boliviano anuncia a captura e morte do guerrilheiro Ernesto Che Guevara. A confirmação foi estampada nas capas dos principais jornais brasileiros no dia 11, devido aos boatos sobre a veracidade da informação, pois ele utilizava muitos documentos falsos para que pudesse entrar nos países.
Che Guevara foi morto na Bolívia, em uma escola na aldeia de Higuera, um dia após ter sido capturado pelos rangers do exército boliviano, treinados pelos Estados Unidos. O autor da execução foi o soldado Mario Terán Salazar, a mando do coronel Zenteno Anaya. As mãos foram decepadas e entregues a Juan Quiroga  e colocadas em um vidro com formol para serem exibidas como troféu. Outra versão diz que as mãos foram amputadas para reconhecimento pouco depois de sua morte e contrabandeadas para Cuba. Seus restos mortais desaparecerem e só foram encontrados em 1997, sob o terreno do aetroporto de Vallegrande.
Braço direito de Fidel Castro,ajudou a derrotar o ditador Fulgencio Batista em 1959. Após a vitória na revolução em Cuba, Che Guevara resolve levar o ideal marxista para os países da américa latina, mas por contrariar as recomendações do Partido Comunista soviético, acirrou as difrenças com Fidel Castro e não obteve apoio do Partido Comunista boliviano, desgostoso com o fato de um estrangeiro lideral a revolução no país.
Argentino de nascimento, Ernesto Guevara la Serna de era médico formado pela Universidade de Buenos Aires, e se iniciou politicamente como oposição a Perón.
Em 17 de outubro de 1997, ele foi enterrado com pompas e honras de chefe de estado na cidade cuabana de Santa Clara, onde liderou a batalha decisiva para a derrubada de Batista.

Abaixo, as capas dos jornais brasileiros noticiando a morte de Che Guevara.






Nenhum comentário:

Postar um comentário