terça-feira, 24 de novembro de 2020

Revistas: aberturas de matérias.

Sempre gostei da comparação de como um determinado assunto será publicado nos jornais e revistas.

Como será o tratamento dado ao assunto? Terá arte, ilustração, diagramação diferenciada? Como serão ecxploradas as fotografias, as imagens?

No caso das revistas sempre fico na expectativa pela abertura da matéria, que normalmente, dependendo da importância do assunto, é publicada em página dupla. 

É ela, a abertura, que vai ditar o rítmo do layout, vai seduzir o leitor, vai tornar a matéria intetessante visualmente, despertando o desejo da leitura.

E nesse processo de comparação o exemplo é a exposição artística Os Gêmeos, que acontece na Pinacoteca de São Paulo.

Coincidentemente, Veja SP e Arte Klub publicaram as aberturas de matérias bastante parecidas. A mesma foto com a mesma disposição de texto, na página da esquerda.

Vale ressaltar que Veja SP saiu no início de outubro, enquanto Arte Klub data de novembro.






Já a Veja, também usou a mesma imagem. Mas como a matéria ficou resumida a duas páginas, não teve uma abertura. Os textos e imagens ficaram nessas duas.




Na AT Revista, a matéria foi publicada na coluna social da Cristina Guedes. A mesma foto, mas de outro ângulo, abrangendo as duas páginas. O texto, assim, como Veja SP e Arte Klub, aplicado na da esquerda e, as demais imagens, na da direita.




Cláudia fez o tradicional. Título e texto na página da esquerda e foto na da direita. Nese caso, a opção foi pela imagem dos entrevistados, os gêmeos.









Nenhum comentário:

Postar um comentário