HOJE NA HISTÓRIA
A proposta é mostrar como um determinado assunto que marcou a história foi tratado pelos jornais e revistas, ou ainda, lançamentos de livros ou discos, sempre puxando para o lado visual, gráfico.
Para começar, os 55 anos do lançamento do álbum Rubber Soul, dos Beatles. O disco, o sexto da banda, tem dentre outras as cancões Michelle, In My Life, Norwegian Wood e Nowhere Man. Esse disco está na lista dos 200 álbuns definitivos do Rock and Roll Hall Fame.
Com relação à capa, Paul Mc Cartney contou que graças a um pequeno incidente, ela foi concebida. Durante sessão de fotos no jardim da casa de John Lennon, Robert Freeman, o fotógrafo preferido dos Beatles, usava uma cartolina para projetar as imagens fotografadas, deixando-as propositalmente no tamanho da capa do disco, que ainda não tinha nome. Durante esse processo, a cartolina caiu e uma das imagens ficou distorcida. Esse efeito despertou o interesse dos Beatles, que escolheram na mesma hora a imagem que havia caído e pediram que o efeito de distorção fosse reproduzido na capa. Além do estilo, neste momento eles escolheram o nome Rubber Soul (Alma de Borracha), um trocadilho com rubber sole (sola de borracha).
O título foi produzido pelo ilustrador e designer Charles Front, que a pedido de Freeman, criou as letras seguindo a linha da fotografia escolhida. Segundo ele, o título dava ideia de algo viscoso, como látex, sendo puxado para baixo pela força da gravidade, espelhando a distorção da foto. As letras foram desenhadas em tinta guache marrom e aplicadas sobre um esboço da capa. as palavras Rubber Soul foram espremidas em uma forma que remete a uma gota de borracha brotando de uma seringueira, o que acabou se tornando modelo para a arte de poster e logotipos da época, virando uma influência para as mais criativas tipografias da história.
Rubber Soul foi o primeiro disco dos Beatles com capa e título semelhantes nos Estados Unidos e na Inglaterra, pois antes dele, a gravadora americana lançava os álbuns com nomes, capas e músicas diferentes. A única divergência é uma leve alteração na cor do título, algo costumeiro nos lançamentos da Capitol Records, que buscava sempre lançar encartes diferentes dos britânicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário