Neste difícil ano de 2020, um dos desafios dos jornais do mundo foi confeccionar capas diárias sobre o mesmo assunto, a pandemia do coronavírus.
Foi necessário, diariamente, pensar em maneiras diferentes para criar a primeira página de A Tribuna, o canal de entrada para os leitores acessarem as notícias sobre a doença, as informações sobre os procedimentos necessários para evitar a propagação, tudo sobre o novo vírus, até então desconhecido.
E isso, conseguimos fazer. Com esforço de não sermos repetitivos, conseguimos criar belas capas, que muito mais que visual, tinham conteúdo editorial.
Nos primeiros dias, usamos uma imagem do próprio coronavírus como marcador dos subtítulos publicados nas páginas. Fotos grande, em 5, 6 colunas, jogos com duas, três e quatro imagens, foram constantes nos layouts.
Muitas foram as páginas criadas pela equipe de diagramadores do jornal, formada por mim, Lutti Afonso e Karina Batista. Mas três tiveram repercussão acima do normal.
A primeira foi a #FIQUEEMCASA.
Logo no começo da pandemia, a determinação era de que as pessoas ficassem em casa, evitassem sair sem necessidade. Mas nem todos haviam entendido isso. Então, aproveitando uma bela imagem de Matheus Tagé da praia santista, criamos a página cuja manchete foi uma hashtag que estava em todas as redes sociais.
Com espaços em branco, a página ficou leve, arejada, moderna e bonita, fazendo muito sucesso nas redes sociais, sendo compartilhada e elogiada.
A segunda foi quando a prefeitura de Santos (e outras da região) determinou que seria obrigatório o uso de máscaras nas ruas da cidade. E no layout totalmente monotemático, diversas carinhas de pessoas com máscaras, buscando conscientizar a população sobre a necessidade de usar essa proteção.
Essa página fez tanto sucesso que acabou sendo exposta no hall de entrada de um prédio de consultórios em Santos como forma de deixar claro às pessoas que acessassem o edifício, a nova lei. Além de bonita e criativa, essa capa revela o objetivo principal de um jornal: informar.
A terceira página causou muita polêmica na cidade e gerou discussões, inclusive com a colocação, em dúvida, da veracidade da imagem. O fotografo Alexsander Ferraz registrou, em uma ensolarada tarde de domingo pandêmica, a aglomeração, a praia lotada. Em cima dessa foto, colocamos a manchete que era uma pergunta nossa: Acabou a pandemia?
Mas além dessas três, outras tantas foram marcantes, sejam porque tinham uma imagem impactante ou porque mostravam o drama de quem estava vivendo no centro do furacão, ou mesmo quando apesentávamos os números que não paravam de crescer.
Equipe da Primeira Página. Equipe de primeira
Arminda Augusto: editora-chefe / Mario Jorge: editor de primeira página / Silvio Luiz: editor de fotografia / Luiz Sérgio Moura: chefe da diagramação / Leopoldo Figueiredo, Ronaldo Vaio, Stevens Standek, Fernanda Lopes, Carla Zomignani: editores / Matheus Tagé, Alexsander Ferraz, Vanessa Rodrigues, Carlos Nogueira: fotógrafos / Karina Batista e Lutti Afonso: diagramadoras / Monica Sobral, Marcelo Padron: infografia e ilustração / Gaspar Zaffini: arquivo de imagens / Hamilton Silva: tratamento de imagens.
Abaixo, uma retrospectiva da pandemia do coronavírus em 2020, nas capas de A Tribuna.
Nenhum comentário:
Postar um comentário