Domingo, dia de ler o jornal com calma, se entreter com as reportagens especiais e, puxando a sardinha para o lado do design, se deliciar bom as diagramações das páginas.
Vamos dar um rápido giro pelo País.
Começando por Minas Gerais, onde o Estado de Minas publica a série Violência. Originalmente divulgada no site e no canal do Youtube, agora é impressa no papel, mostrando a visão de especialistas sobre as diferentes formas de violência contra mulheres e crianças.
No layout das páginas um design 'violento' com bordas e background, refletindo perfeitamente a ideia do tema. Só não gostei do infográfico. Acho que destoa totalmente do padrão visual da página. O estilo dos ícones é infantil e o fundo branco compete, conflita com a página toda.
O certo seria um traço mais 'riscados', mais adulto. E eu deixaria a arte do info aplicada sobre o mesmo fundo da página, para não conflitar com o layout.
Depois de Minas, vamos para Pernambuco, onde o Jornal do Commercio publica a última página da série Por um novo transitar.
As histórias das vítimas do trânsito brasileiro são contadas nesses especial que dá aos leitores uma visão realista da impunidade e da dor daqueles que sofreram com as imprudências dos motoristas.
O layout simples é inteligente. Em momento algum faz referência ao trânsito e a carros. Foca na cruz e na fé para superar a dor.
E um detalhe. São textos curtos, aplicados em pequenas caixas que não interferem em nada no design da página.
Passando por Belém, chegamos ao Diário do Pará.
Em Retratos da Vida, em um layout que emana arte, é contada um pouco da história de Jean Willys, que hoje vive em Barcelona.
A disposição dos textos intercalando com as ilustrações de autoria de Jean, tornou o layout moderno e bem definido, de fácil compreensão e extremamente agradável aos olhos.
Voltando para São Paulo, paramos na Capital, onde O Estadão publica página sobre o livro fotográfico Cafés da Mantiqueira, de Ricardo Martins.
E como a página é sobre um livro de fotos, nada melhor do que valorizar as imagens. No layout elegante da página, as fotografias em preto e branco se destacam na alvidez do papel, e de forma simples, enchem os olhos de quem vê e lê o jornal.
E para encerrar essa viagem dominical pelos jornais, voltamos a Santos, onde em A Tribuna, duas páginas com cara de domingo.
A primeira, uma dupla sobre A Ilha dos Arvoredos, localizada próxima ao Guarujá e que é inovadora na questão de sustentabilidade, com o aproveitamento de energia natural e reuso da água da chuva.
O layout busca favorecer as belas imagens, em uma diagramação bastante simples, mas que permite o uso de várias fotografias e um espaço generoso para o texto, dividido em dois blocos, separados pelo conjunto de imagens.
E finalizando, a capa de turismo, onde a matéria sobre turismo comunitário gerou um layout interligado, tendo como objeto principal o hexágono, que serve como um elo entre as pessoas, entre a comunidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário