sábado, 26 de março de 2022

Um impresso de 128 anos

 No dia 26 de março de 1894 começava a circular pela cidade de Santos, duas vezes por semana, o jornal Tribuna do Povo, que hoje é A Tribuna, o maior impresso da Baixada Santista e do Litoral Paulista, estando entre os dez mais antigos do Brasil ainda em circulação.

A primeira edição de Tribuna do Povo

Nesses 128 anos muitas foram as mudanças, transformações tecnológica e projetos gráficos. Um jornal sempre atualizado aos padrões das épocas e por vezes até, um passo à frente de seu tempo.

Prova disso é a capa de 1945. Para anunciar o fim da Segunda Guerra Mundial, uma edição extra foi impressa.

A primeira página, um belo trabalho artístico, uma linda ilustração com um grande V vermelho, de alto a baixo. A única frase escrita foi a palavra vitória. Nada mais. Nem título nem texto.Algo ousado, não só para a época, mas até mesmo nos dias de hoje


Durante esses anos muitas foram as capas emblemáticas e marcantes. A Tribuna foi o único jornal do País que noticiou em sua primeira página a morte de Lady Di, em 1997.

Foram inúmeros os projetos gráficos ao longo dos anos, sempre buscando manter o jornal atualizado.

Nos 25 anos em que estou em A Tribuna, as mudanças visuais foram muitas. Coloca fio, tira fio. Coloca chapéu (cartola) tira chapéu. Coloca linha fina (subtítulo) embaixo do título, tira de baixo e coloca em cima.

O designer gaúcho Luiz Adolfo foi responsável pelos projetos visuais durante anos. A última grande mudança foi feita pelo estúdio espanhol Cases i Associats, sob gerência fo premiado designer brasileiro Chico Amaral.

De lá pra cá, algumas atualizações fora feitas por mim e minha equipe, sempre procurando modernizar o layout do jornal.

Uma das características hoje é a criação de páginas especiais com forte apelo visual, para fisgar o leitor atraindo-o ao texto. 

Capas, por vezes monotemáticas e com referências que criam uma ligação leitor-jornal, são criadas diariamente, usando jma linguagem que tenta transportar para o papel a realidade de quem lê. Como no exemplo abaixo, onde o título da chamada do frete dos camihoneiros foi aplicado dentro da foto, como se estivesse pintado no asfalto.



Na capa de hoje, a capas 128 anos, a ideia foi aplicar algumas páginas marcantes. O diferencial foi o uso da primeira e da mais atual, ou seja, a de hoje, dentro da peça. 



Parabéns A Tribuna pelos seus 128 anos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário