quinta-feira, 9 de junho de 2022

A história da capa do Sargento Pimenta

 


No início de junho de 1967, para ser mais preciso, no dia primeiro, os Beatles lançavam na Inglaterra o álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, considerado por muitos o melhor da história do rock.

Gostos musicais de lado, vamos falar aqui um pouco sobre a capa do disco, uma das mais conhecidas, criativas e belas da história da música, onde além dos integrantes da banda, diversas outras personalidades são retratadas nela.

E quem idealizou a capa? Ninguém menos que Paul McCartney.

Aqui um parênteses. O nome do disco também foi uma concepção de Paul, que sugeriu aos companheiros que os Beatles se transformassem em um outro grupo, o Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band (A Banda do Clube dos Corações Solitários do Sargento Pimenta).

Segundo a história, Paul desenhou em um pedaço de papel uma multidão em uma praça para assistirem ao show do Sgt Pepper e sua banda. A ideia chegou a Peter Blake, um dos artistas fundadores do movimento Pop Art que, com pequenas alterações no conceito inicial, criou a capa hoje conhecida em todo o planeta.

Abaixo, o rascunho que Peter Blake fez inspirado no desenho de Paul McCartney.


As escolhas dos personagens que apareceriam na capa foi feita por cada integrante dos Beatles, baseadas em pessoas que admiravam e gostariam de ver na imagem.

Algumas figuras ficaram de fora para não gerar polêmica, como Jesus Cristo, porque um ano antes, John Lennon havia declarado que os Beatles eram mais populares que ele (Jesus). Assim também como Hitler e Ghandi (este pode ser visto em uma proposta inicial de layout da capa).


No esboço abaixo, são enumeradas as pessoas que participam da capa do disco.


1. Sri Yukteswar
2. Aleister Crowley
3. Mae West
4. Lenny Bruce
5. Stockhausen
6. W.C. Fields
7. Carl Jung
8. Edgar Allen Poe
9. Fred Astaire
10. Merkin
11. The Vargas girl
12. Huntz Hall
13. Simon Rodia
14. Bob Dylan
15. Aubrey Beardsly
16. Sir Robert Peel
17. Aldous Huxley
18. Dylan Thomas
19. Terry Southern
20. Dion
21. Tony Curtis
22. Wallace Berman
23. Tommy Handley
24. Marilyn Monroe
25. William Buroughs
26. Mahavatar Babaji
27. Stan Laurel
28. Richard Lindner
29. Oliver Hardy
30. Karl Marx
31. H.G. Wells
32. Paramhansa Yogananda
33. Stuart Sutcliff
35. Max Muller
37. Marlon Brando
38. Tom Mix
39. Oscar Wilde
40. Tyrone Power
41. Larry Bell
42. Dr. Livingstone
43. Johnny Weissmuller
44. Stephen Crane
45. Issy Bonn
46. George Bernard Shaw
47. Albert Stubbins
49. Lahiri Mahasaya
50. Lewis Carol
51. Sonny Liston
52 – 55. The Beatles
57. Marlene Dietrich
58. Diana Dors
59. Shirley Temple
60. Bobby Breen
61. T.E. Lawrence



Abaixo, uma foto do processo de criação da capa.




Paul McCartney tinha a ideia de colocar os integrantes da banda com uniformes parecidos com o do Exército da Salvação, mas acabou sendo uma mistura de vários estilos de uniforme inglês durante períodos diferentes na história. Cada Beatle escolheu a cor, seguindo como marca registrada a opções por cores fortes e chamativas.


Uma capa alternativa foi criada. Nela os Beatles estão em posições diferentes da capa lançada.




Para o encarte do LP, a ideia inicial era de que, além das letras das músicas (Sgt Peppers foi o primeiro a trazer isso), fossem incluídos envelopes com diversos decalques autocolantes e tatuagens que colassem na pele com uma lambida, remetendo aos chicletes e figurinhas de antigamente. Como o gasto seria muito alto para a gravadora, eles criaram um fundo verde em papelão, onde a pessoa teria a opção de recortar alguns elementos impressos nele, como por exemplo uma medalha e o bigode e as patentes de Sgt Pepper.



Para finalizar, alguns acreditam em uma mensagem subliminar sobre a suposta e tão comentada morte de Paul McCartney. Isso porque na parte inferior da capa parece ter um tumba adornada com flores e um contrabaixo com apenas 3 cordas, o que significaria a falta de um Beatle.



Fontes: somvinil.com.br/ independent. co.uk / whiplash.net / crestivegames.org.uk / otrecocerto.com



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário