quarta-feira, 10 de maio de 2023

Cabelo e músicas. A capa em homenagem à rainha do rock

 Quando a rainha do rock morre, é obrigação de um capista dar o devido destaque à personagem na página do jornal. E foi isso que fizemos em A Tribuna.

Logo pela manhã, quando eu soube da morte de Rita Lee, sabia e já comecei a esboçar em minha cabeça, layouts para a capa de hoje do jornal. E uma coisa estava clara e em todos os pensamentos surgia: os cabelos vermelhos, marca característica da cantora.

Quando cheguei ao jornal, fui logo criando o layout, sem mesmo consultar os editores.

Achei a imagem do cabelo e apliquei-a abrangendo a página toda, de alto a baixo. Aprovado o layout, o diretor de conteúdo  Alexandre Lopes sugeriu que os títulos das chamadas fossem trechos de músicas de Rita Lee que tivessem relação com os temas. Os editores Bruno Rios e Stevens Standke tiveram a tarefa de encontrar os trechos ou títulos das músicas certos para cada texto da capa.

Depois de pronta, optei por deixar os títulos em caixa alta (letra maiuscula) e na cor vermelha para reforçar que eram trechos de músicas de Rita Lee. Mais uma vez, Alexandre Lopes pensou um pouco além e sugeriu trocar o vermelho pelo rosa, uma das músicas mais conhecidas e marcantes da cantora.

E assim, a gente fez uma capa que presta um bela homenagem à rainha do rock, sem parecer brincadeira e sem perder a seriedade.


A página interna, igualmente especial, foi desenvolvida por Lutti Afonso, seguindo uma linha clean inspirada na estética Memphis dos anos 80, com cores vibrantes e elementos visuais como linhas, traços e círculos.


Um belíssimo trabalho.

Um comentário:

  1. Nenhuma homenagem estará a altura do que representa Rita Lee, mas todas são extremamente necessárias. Bravo Tribuna!

    ResponderExcluir