quarta-feira, 21 de junho de 2023

O impacto visual


Quando a foto é boa, não tem o que discutir. É obrigação do capista escancarar, mostrar, ampliar, exibir, escrachar a imagem no layout. E foi o que aconteceu na primeira página de hoje do jornal A Tribuna.

O impacto visual que uma imagem causa no leitor é algo estimulante, por vezes até amedrontador, afinal, a surpresa pode ser boa ou ruim. Nem sempre, o leitor vai entender a proposta do layout como a gente imagina quando está confeccionando a página na redação do jornal.

E esse impacto, promovido por cores, formas, linhas, tem de ser explorado no papel.

E isso nos faz mudar a ideia inicial de concepção de uma capa. Não dá pra ficar preso ao primeiro conteúdo que criamos, que discutimos, que pensamos.

Uma das imagens de autoria da fotógrafa Vanessa Rodrigues, mostrava o monumento no Quebra-Mar, em Santos, como elemento principal, com um menino brincando na parte inferior e os prédios e a praia ao fundo. A foto tinha o objetivo de mostrar a chegada do inverno.

Na hora de diagramar a capa. essa imagem era uma das quatro que iriam compor o layout. Além dela, teríamos um skyline dos prédios de Praia Grande, do jornalista Paulo Roberto Martins (que morreu no dia anterior) e de uma exposição de peças de design na pinacoteca santista. Mas a foto do monumento, era a principal.

Antes de criar o modelo, na minha cabeça eu já visualizava a capa pôster, com a imagem única na página.

Mas fiz o primeiro modelo, onde seriam usadas as 4 fotos.


Ainda que eu tivesse gostado do resultado, já estava com a ideia fixa de criar um layout conceitual, a capa pôster. Então, criei um segundo modelo, com essa imagem ampliada, atingindo proporções maiores.


E então, apresentei ao editor o terceiro modelo, o que eu queria, com as formas da imagem abrangendo toda a página e as chamadas, colocadas de forma a seguir as linhas do monumento, tendo ainda das outras fotos, pequenas, relacionadas às chamadas específicas.


No final, conseguimos deixar somente a foto do monumento, sem nenhuma outra imagem para interferir, somente com chamadas, sem textos, causando um agradável impacto visual de cores, linhas e formas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário