terça-feira, 26 de setembro de 2023

A capa mais famosa dos Beatles


No dia 26 de setembro do ano de 1969, os The Beatles lançavam o seu penúltimo disco, Abbey Road. Na verdade, foi o último gravado pelo quarteto, pois as músicas de Let It Be, que fora lançado depois, haviam sido gravadas antes.

A capa do LP é um ícone da história do rock mundial, com a famosa foto dos Beatles atravessando a rua  em cima de uma faixa de segurança a poucos metros dos estúdios Abbey Road. A concepção da capa foi de Paul McCartney onde ele escolheu, dentre as seis imagens registradas por Iain Macmillan, a que julgava melhor. Tirada no dia 8 de agosto daquele ano, o fotógrafo subiu em uma escada de cerca de 10 metros, colocada bem no meio da rua e teve 15 minutos para produzir as seis imagens. A escolhida foi a que as pernas dos músicos formavam um V perfeito.

A imagem se tornou objeto de rumores e teorias de que Paul McCartney estivesse morto, vítima de um acidente automobilístico três anos antes. As pistas seriam o fato de que Paul aparece descalço na foto; o passo dele está diferente dos demais integrantes do grupo; ele está com os olhos fechados enquanto os outros estão com olhos abertos; ele segura um cigarro na mão direita apesar de ser canhoto; a placa do fusca estacionado ao fundo LMW, referindo-se às iniciais de Linda McCartney Window  (Linda McCartney Viúva).

E dando prosseguimento à teoria de que Paul estivesse morto, na foto, os Beatles estariam em uma procissão fúnebre. John Lennon, vestido todo de branco, seria o clérigo; Ringo Starr, de preto, o agente funerário; e George Harrison, usando jeans, seria o coveiro.

Independente dos mitos, histórias, teorias, a verdade é que o disco é considerado um dos melhores do grupo, contendo algumas das canções mais tocadas da história do rock, como Here Comes the Sun, Come Together, Oh! Darling, dentre outras. 

E claro, a capa, como dito antes, é uma das mais conhecidas e comentadas da história da música.

Abaixo, o rabisco feito por Paul McCartney de como ele imaginava a capa do disco.


Os seis fotogramas feitos por Iain Macmillan para que fosse escolhida a imagem certa para a capa do disco.








Nenhum comentário:

Postar um comentário