terça-feira, 7 de maio de 2024

Pelé dá medalha de bronze ao jornal A Tribuna

 


Mesmo após mais de um de sua morte, o rei Pelé continua gerando prêmios e condecorações. Desta vez, o jornal A Tribuna conquistou a medalha de bronze na categoria Best Page One na sexta edição do International Newspaperdesign Competition, um dos três mais importantes concursos de design de jornais do mundo. A Tribuna ficou atrás do Die Zeit, da Alemanha, e do peruano La Republica. 

A capa, publicada no dia 4 de janeiro de 2023, foi feita em referência ao sepultamento de Pelé.

Foi um dos períodos mais desafiadores da minha carreira como diagramador, pois a relação entre Pelé e o jornal A Tribuna sempre foi muito próxima. A Tribuna esteve ao lado do rei desde a primeira vez em que ele pisou na Vila Belmiro e vestiu  a camisa branca do Santos até o seu sepultamento, passando por toda a carreira, dentro e fora dos campos. Por isso, eu sabia que as capas de A Tribuna tinham de ser no mínimos especiais, pois o mundo estaria de olho querendo saber o que o jornal iria produzir.

Para essa capa, nós tinhamos excelentes imagens de todo o cortejo pelas ruas da cidade. Tinham fotos de multidão, detalhes de pessoas chorando, simbolo do Santos em bandeiras, camisas, cartazes, um número gigante de fotografias que ficava quase impossível escolher uma.

E durante essa escolha de fotos lembrei de um trecho do hino do Santos que diz 'Nascer, Viver e no Santos Morrer, é um Orgulho que nem Todos Podem Ter'. E resolvi colocar essa frase na capa, como título. 

Para ilustrar, coloquei talvez a primeira foto de Pelé na Vila, fazendo referência ao 'Nascer'; uma imagem do Pelé já consagrado dando o soco no ar, sua característica ao comemorar os gols, em alusão ao 'Viver'; e terminando com a maravilhosa fotografia de Alexsander Ferraz mostrando o caixão em cima do carro dos bombeiros no meio da torcida, entre bandeiras tremulantes e fogos de artifício, tendo a Vila Belmiro, a casa de Pelé, ao fundo, fazendo referência ao 'E no Santos Morrer'. A composição do layout termina com o restante da música aplicada na parte inferior da página, abaixo da fotografia.

E para compor melhor o layout, optei por uma tipologia mais elegante, clássica, com uma fonte com serifa, que valorizou a página e agregou beleza ao conteúdo.

Abaixo,  o medalha de ouro Die Zeit e o de prata, La Republica.



Vale lembrar que na edição anterior, A Tribuna levou o a Menção Honrosa na categoria Best of Russia-Ukraine War, com a primeira página do dia em que começou a guerra.






Nenhum comentário:

Postar um comentário