sexta-feira, 11 de julho de 2025

Queda de Braço: Como A Tribuna Traduz Tensões Econômicas em Imagem Icônica

Design de impacto: capa de A Tribuna destaca queda de braço entre EUA e Brasil com arte simbólica e forte apelo visual


A situação comercial entre Estados Unidos e Brasil foi a manchete do jornal A Tribuna desta sexta-feira, 11 de julho de 2025. A princípio seria o título normal com 3 chamadas relacionadas a ele. Mas eu quis ir além. Queria mostrar como o design editorial pode transformar um tema complexo – como a disputa tarifária entre Brasil e Estados Unidos – em uma imagem clara, impactante e acessível ao leitor.

Para isso, lembrei o quanto me fascinavam semanalmente as capas das revistas Veja, IstoÉ e principalmente Época, que nos brindava com criações visuais impactantes e artísticas, tendo como pilares os designers Marcos Marques e Alexandre Lucas.

O termo queda de braços estava o tempo todo no meu subconsciente. Ainda que um clichê muito usado, a imagem dos braços pintados com as cores dos dois países funciona muito bem, pois é bem didático, reforçando a ideia de nacionalismo, tensão e resistência, sendo uma metáfora de fácil leitura, potente e simbólica. 

Na verdade, a capa segue o layout clássico com hierarquia clara do peso das notícias. O bloco principal dominante na página e as chamadas secundárias com o peso certo.

A manchete se conecta perfeitamente com a imagem dos braços, prende a atenção imediata do leitor deixando claro a concepção visual, transmitindo a simbologia do tema: disputa.

Uma capa funcional e tradicional, mas que passa clareza e impacto imediato ao leitor.

Para ver as capas dos principais jornais brasileiros de hoje, acesse o link

https://seviradesign.blogspot.com/2025/07/capas-do-dia-guerra-tarifaria-brasil-eua.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário