capa de sábado
capa de domingo
Sempre achei interessante quando o jornal utiliza sua capa algo eu vou chamar de sequencial, ou seja, quando um assunto será publicado em duas ou mais edições seguidas. E isso fica muito legal quando nessas chamadas é dado um tratamento diferenciado ou é aplicada uma arte.
Um bom exemplo disso foi o que aconteceu nesse fim de semana com o jornal espanhol Diario de Burgos. Foi publicada na capa de sábado uma arte simulando que o jornal estava empacotado e no meio, um rasgo. Nesse rasgo, aparece um detalhe de uma foto de festa (pelo o que eu entendi, são as festas de verão na Europa). Pois bem, seguindo o tema, na edição de hoje, o rasgo no meio da página ampliou, deixando um espaço maior onde o leitor pôde visualizar mais detalhes das festas.
Eu gostei bastante. Achei uma sacada genial.
E eu, na minha modesta posição de capista de A Tribuna, pensei em fazer algo parecido há algum tempo atrás, mais precisamente em maio deste ano, quando o técnico Dunga iria divulgar a lista dos convocados para a Copa da África.
Na véspera da convocação, nós em A Tribuna já havíamos dando um grande passo com uma peça 'conceitual', segundo o editor de primeira página Mario Jorge. Já postei isso antes mas vale repetir apenas para entender.
A minha ideia foi colocar as fotos do Neymar e do Ganso (jogadores que estavam sendo aclamados por torcedores, jornalistas e todos aqueles que tinham uma mínima noção de futebol e copa do mundo. Junto a essas fotos, nenhum texto. Apenas um grande ponto de interrogação que queria dizer: "Será que eles vão ser convocados?".
Essa ideia foi discutida e aprovada pelo editor-chefe, editora-executiva e editor de primeira página.
Bom, seguindo. No dia seguinte, nenhum dos dois havia sido convocado. A minha ideia então foi manter a mesma peça 'conceitual'. Repeti-la mesmo. Com apenas uma diferença. Sobre as fotos dos jogadores seriam colocados dois 'X' vermelhos, indicando que eles haviam ficado de fora.
Apesar do editor de primeira página Mario Jorge ter gostado da ideia, essa não vingou.
Talvez, se tivesse vingado, teria ficado muito legal e diferente.
Mas um dia a gente consegue.
capa publicada antes da convocação
detalhe de como seria a peça de esportes após a convocação
Nenhum comentário:
Postar um comentário