segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Ciência


Na página de Ciência desta semana não tinha muito o que pensar...
O material chegou em minhas mãos na sexta-feira. E, ao mesmo tempo em que tinha que fazer a página, havia o trabalho do dia, como a primeira página de sábado e algumas da editoria de Baixada Santista.

A matéria conta o que os pesquisadores e ambientalistas estão fazendo para tentar salvar as aves que acabam ficando presas às redes de pesca junto com os peixes e outros seres marinhos.
Logo de cara, a primeira ideia que vem à cabeça está ligada ao título: um espantalho. Nesse caso, como usaria um espantalho? Somente a silhueta? Apenas uma sombra?. Mas na verdade essa ideia foi logo descartada, pq provavelmente iria ficar ridículo.
Ainda seguindo a linha de silhuetas, peguei a imagem de uma gaivota em contra-luz, deixei-a totalmente preta e a joguei no meio da página. Sobre ela, posicionei os textos de abre e 3 quadrinhos. Mas não me agradou, ficou uma grande mancha escura na página.

O editor já havia me traquilizado dizendo para não esquentar a cabeça, não inventar muito, fazer o feijão com arroz mesmo.
Então fiz o feijão com arroz. Mas como eu não gosto muito de feijão com arroz, procurei acrescentar algo mais para dar um temperinho, um gostinho a mais.
Nesse caso específico, dois detalhes que eu acho que ficaram bem legais. Os albatrozes soltos, voando pela página e em cima do título, e o fundo degrade azul prendendo as matérias, deixando tudo mais blocadinho.

Sei que existem dezenas de maneiras de se diagramar essa página. Uns usariam a imagem grande e estourada dos albatrozes; outros, iriam colocar um gráfico sobre as aves, o habitat delas; alguns até deixariam sem fundo algum, tudo branco e simples.
Mas eu fiz assim e gostei do resultado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário