quarta-feira, 1 de setembro de 2010
Centenário do Corinthians
Eu tinha um tio, corinthiano roxo, que sempre dizia: " Todo mundo tem dois times. O time que gosta e o Corinthians". Ou seja, todos que gostam de futebol têm aquele time pelo qual sofrem e torcem para vencer, e o Corinthians, pelo qual torcem para perder. Um time que desperta as mais diferentes sensações: amor e ódio. Corinthians, o principal rival de todos os grandes paulistas. Independente do time que se torça, hoje é dia de festa para a'fiel'. O centenário do Sport Club Corinthians Paulista, ou, como chamam alguns, o 'todo poderoso timão'.
E os jornais de São Paulo estamparam em suas capas os 100 anos. Posto aqui as primeiras páginas dos principais diários paulistas.
Em A Tribuna, não podíamos deixar passar em branco a data. Ainda que o jornal seja de Santos (um dos rivais do Corinthians), o centenário de um clube tão popular e com uma imensa torcida espalhada na Baixada Santista merecia destaque na capa.
A ideia foi a confecção de uma peça simples, mas que eu queria que fosse elegante. O primeiro esboço seria o uso de uma caricatura do Rivelino feita pelo ilustrador Padron. Mas, apesar de eu ser fã desse desenhista e achar o trabalho dele fora de série, tive a impressão que a caricatura ficaria destoante da peça, não iria dar a ideia de requinte, de glamour. Além disso, ele estava preparando o pôster da página de esportes e, provavelmente, não teria tempo para fazer uma arte específica para a capa.
Então, compus a peça com o número 100 grande e a frase anos de glória em caixa alta, grudada no 100, para ficar uma coisa bem conjunta. A ideia era colocar pelo menos 3 fotos de ex-jogadores do time, em preto e branco para valorizar a peça, que ficou com um fundo preto. Cheguei a colocar o Sócrates e o Neto, um sobre o outro, dando justamente a ideia de sobreposição.
Mas, já no começo da madrugada e com a gráfica pedindo para liberar a página, vimos que as fotos não estavam boas, não tinham resolução. Então, acabamos usando somente a do Sócrates. Ainda assim, acho que a peça funcionou. Demos um destaque para o centenário mas nada exagerado, afinal, além de estarmos em Santos, não somos um diário esportivo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário